Conecte-se conosco

Automobilística

Fiat Strada mostra péssimo resultado em teste de segurança; confira

Apesar de ser o carro mais vendido no Brasil, a Fiat Strada não apresentou bons resultados nos testes de segurança.

Publicado

em

A picape Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil. Ela tem agradado muito o público, tanto que há grande procura por ela no mercado, mas parece que não agradou nos testes Latin NCAP, recebendo apenas uma estrela de cinco ao final da rodada. Entenda o motivo.

A Latin NCAP é responsável por avaliar o grau de segurança dos automóveis em acidentes, e parece que os resultados da Fiat Strada não foram muito satisfatórios. Os testes de colisão foram divulgados na semana passada e mostraram um desempenho baixo nos airbags laterais e instabilidade em sua estrutura.

“A Fiat mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros”, disse o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

O modelo com cabine simples, controle eletrônico de estabilidade e dois airbags frontais mostrou o pior resultado nos testes, apresentando uma segurança baixíssima para as crianças, o que é muito preocupante:

  • Segurança de adultos: 47,23%
  • Segurança de crianças: 22,08%
  • Segurança de pedestres: 40,23%
  • Assistência ao condutor: 41,86%

Os resultados do modelo de cabine dupla foram muito melhores para a segurança das crianças, mesmo assim, os números ainda não são os ideais:

  • Segurança de adultos: 41,39%
  • Segurança de crianças: 52,96%
  • Segurança de pedestres: 40,23%
  • Assistência ao condutor: 48,84%

Apesar de ter mostrado um resultado melhor, a Fiat Strada de cabine dupla apresentou alguns erros com os airbags laterais, que foram acionados tardiamente. Esse tipo de erro pode ser decisivo na hora de um acidente, podendo gerar ferimentos graves nos passageiros.

A Strada de cabine dupla também foi superior na análise da proteção contra o efeito chicote. Isso não deveria acontecer, pois, apesar das cabines serem diferentes, os bancos deveriam apresentar a mesma qualidade na segurança.

Outros fatores foram mencionados no relatório, que podem trazer prejuízo na hora de um acidente ou facilitar o acontecimento de um, como os pontos cegos e a falta de frenagem de emergência.

A Stellantis emitiu um comunicado sobre a avaliação da Latin NCAP:“A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma, ainda, que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS