Mercado de Trabalho
Emojis podem ser um risco em mensagens de trabalho; entenda
Novo alvo de cancelamento, os emojis são considerados como “coisa de velho” e são malvistos principalmente em mensagens de trabalho.
Os emojis, uma criação japonesa criada nos anos 1990, carregam em seu nome o significado “caracteres de imagem” e, hoje, são o novo alvo de cancelamentos, visto que são considerados “coisa de velho” e malvistos no ambiente de trabalho.
Esses caracteres especiais, que têm como intenção ilustrar as mensagens, podem fazer com que você soe passivo, agressivo e distante, segundo um relatório feito pela Prospectus Global. Hoje, existem mais de 800 tipos diferentes de emojis, entre carinhas com expressões, alguns inspirados em lugares, na natureza, em animais, objetos e até símbolos.
Em pesquisa feita com cerca de 2 mil jovens entre 16 e 29 anos de idade, chegou-se à conclusão de que são enviados cerca de 80 emojis semanalmente por esse público. No entanto, o cancelamento vem chegando até mesmo para essas figuras simpáticas que ilustram mensagens, isso porque o envio desse tipo de caractere especial faz com que você pareça menos poderoso, isso segundo uma pesquisa feita pela Tel Aviv.
Segundo essa mesma pesquisa, ao utilizar os emojis, você quer uma maior proximidade com a pessoa, ou seja, as figuras são utilizadas para demonstrar menos poder e trazer mais proximidade. Mas, dentro do local de trabalho, talvez não seja o mais adequado.
O emoji considerado o mais odiado é o “joinha”, a imagem de uma mão com o polegar para cima traz a impressão de hostilidade, é o que diz a Geração Z.
Na comunidade Reddit, um jovem de 24 anos comenta sobre o quão foi difícil para ele aceitar que, ao receber um joinha, não queria dizer que a pessoa está irritada com ele: “Demorei um pouco para me ajustar e tirar da minha cabeça que isso significa apenas que eles estão com raiva de mim”, disse o jovem identificado como HuAnNi.
Em contrapartida, o comentário dele foi respondido por um usuário chamado AvalancheReturns, que disse que manda o emoji quando não tem nada a acrescentar na conversa: É apenas uma maneira de dizer ‘Eu li sua mensagem e não tenho nada a acrescentar”, ele responde.
Mesmo com a divergência das opiniões a respeito do polegar positivo, caso você queira trazer mais impacto e força para sua figura no local de trabalho, é simples: utilize palavras ao invés desses caracteres especiais.
Os emojis podem não funcionar no local de trabalho devido às diversas opiniões sobre seu uso, pois o uso de uma imagem abre espaço para a interpretação, que pode gerar ruídos desnecessários na comunicação.
O professor Vyvyan Evans, que escreveu o livro “The Emoji Code”, fala que: “Um preconceito comum é que um emoji é o equivalente a um grunhido adolescente, um passo atrás para a idade das trevas do analfabetismo, tornando-nos comunicadores mais pobres no processo – talvez até mais burros também.”, é o que ele constata.
Quando se está no local de trabalho, vale reconsiderar enviar um emoji e trocá-lo por uma mensagem escrita que atingirá de uma melhor forma quem vai recebê-la.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp