Finanças
Posso ser preso se caso não pagar o cartão do crédito?
Não pagar as dívidas efetuadas no cartão de crédito pode ter muitas consequências negativas. Confira quais são!
O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos cidadãos brasileiros. Para facilitar o processo de compras, as instituições financeiras oferecem cartões, tanto de débito, quanto de crédito aos seus usuários.
Através do método de crédito, o usuário realiza compras e as paga posteriormente. No entanto, muitas das vezes, os usuários utilizam mais do que podem pagar no final do mês, tornando-se inadimplentes.
Nesse sentido, os cartões de crédito podem ser extremamente positivos quando as pessoas necessitam realizar compras que possuem valor elevado, mesmo sem ter essa quantia pra pagar à vista. Ao parcelar durante os meses, é possível adquirir itens de valor alto sem prejudicar sua vida financeira.
No entanto, às vezes, esse método pode se mostrar muito negativo, principalmente, quando aparecem imprevistos como doenças ou, até mesmo, quando o consumidor não possui organização financeira. Independente da razão, existem milhares de brasileiros com dívidas que não conseguem quitar.
Nesse contexto, muito se questiona o que pode ocorrer caso um consumidor não pague suas dívidas. Quando isso ocorre, a primeira coisa que um consumidor deve realizar é entrar em contato com a empresa a qual possui a dívida, muitas das vezes, é possível contatá-la através do telefone, e-mail ou canais de acesso específicos da empresa.
Durante esse processo, é necessário se atentar a proposta dada pela empresa, o que torna possível diminuir os juros na hora do pagamento. Caso essa tentativa não dê certo e a empresa acione o SPC e o Serasa, o seu CPF será negativado, pois ela possui o direito de adicionar o nome do consumidor na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito citados.
Frente a isso, muitos inadimplentes se questionam se existe a possibilidade de ser preso devido ao fato de não efetuar o pagamento das suas dívidas.
Posso ser preso se for inadimplente?
No entanto, prender um consumidor por não pagar suas dívidas não é permitido. Segundo a Constituição Federal, essa ação só pode ser realizada em circunstâncias relacionadas ao não-pagamento voluntário de alimentos e também de depositários infiéis.
Desse modo, dever empréstimos, cartões de crédito ou no cheque especial não é considerado como um crime, portanto, não existe a possibilidade de ser preso por conta disso. Todavia, mesmo que o inadimplente não seja preso, ainda pode ter muitas consequências negativas, como “sujar” o nome.
Estar negativado faz com que você perca muitos direitos, como a liberação de crédito em lojas e, até mesmo, em instituições financeiras. Por isso, é muito importante que você sempre esteja com as suas dívidas em dia.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp