Saúde
Shampoos a seco são recolhidos pela Unilever por contaminação
O recolhimento desses produtos se estende a todos os fabricados e distribuídos antes de outubro de 2021. Confira quais marcas foram recolhidas!
Nos Estados Unidos, a Unilever fez um recall de seus shampoos a seco de marcas como Dove, Suave e Tresemmé, que foram produzidos antes de outubro de 2021, por conta da contaminação por benzeno. Ao ser refinada do petróleo, a substância contaminou os pulverizadores dos produtos aerossóis.
Após chegar ao conhecimento da Unilever — que os produtos estavam contaminados com uma substância que pode causar, até mesmo, câncer — foi feito o recolhimento dos produtos do mercado estadunidense.
O recolhimento desses produtos se estende a todos os fabricados e distribuídos antes de outubro de 2021. O aviso foi feito pelo Food and Drugs Administration (FDA), equivalente a Anvisa nos EUA, na última sexta-feira (21).
Em 2021, diversos outros produtos também foram retirados do mercado por conter substâncias cancerígenas, em sua maioria, produtos que possuem sistema aerossóis, como desodorantes e protetor solar.
Entre eles, produtos da Johnson & Johnson, como o protetor solar Neutrogena e o Coppertone da Beiersdorf AG. Na categoria desodorantes, foram retirados o Old Spice da Procter & Gamble e o desodorante da Unilever, Suave.
Mas os shampoos a seco da Unilever não foram os únicos retirados do mercado por contaminação, em dezembro, os produtos Pantene e Herbal Essences da P&G também foram recolhidos por contaminação por benzeno.
O problema está no sistema aerossol, que se utiliza de propelentes para a fabricação do sistema de pulverização que é utilizada para retirar os produtos das embalagens metálicas.
As substâncias butano e propano são propelentes comumente utilizados nessas produções, pelo fato deles serem destilados do petróleo é que acaba acontecendo a contaminação pela substância tóxica, benzeno.
A exposição contínua à essa substância pode trazer sérias complicações à saúde. Em casos mais graves pode causar câncer, como leucemia e outros tipos de câncer de sangue.
A Unilever comentou que a contaminação ocorreu da forma explicada acima, mas não divulgou a quantidade de benzeno que foi encontrada em seus produtos que estão sendo retirados das prateleiras estadunidenses.
Já a FDA explica que há exposição ao benzeno causada pelo uso dos produtos contaminados, não levará a graves consequências. Isso porque foram realizados testes nos produtos retirados do mercado, que não causam preocupação.

-
Mundo20 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia24 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Agronegócio21 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona