Conecte-se conosco

Automobilística

Veículos barulhentos podem ser multados com novo radar que detecta sons

Dispositivo que apresenta essa nova tecnologia já está disponível em países como a França e está em testes no território brasileiro.

Publicado

em

Veículos barulhentos estão com os dias contados, graças a um novo radar que promete identificar e multar esse tipo de infração. A tecnologia é mais uma aliada do código de trânsito e faz com que o cumprimento da lei seja mais fácil.

O radar que apresenta essa nova tecnologia já está disponível em países como a França, e é decorrente de diversas pesquisas e estudos na área. Sua eficiência já foi comprovada e aprovada pela população, e no momento está em fase de teste aqui no país.

O estado escolhido para essa primeira fase da tecnologia no Brasil é o Paraná, fruto de uma parceria da Perkos com a Superintendência de Trânsito (Setran).

A tecnologia deste radar permite que ele tenha sua função normal, que é detectar excessos de velocidade dos veículos, e ainda detectar ruídos acima do permitido pela lei, que é no máximo 90 decibéis. Com ele, é possível multar automaticamente quem estiver com músicas ou algum outro tipo de barulho muito alto no veículo.

Este acréscimo vem para tentar diminuir os ruídos de trânsito que muitas vezes podem acabar tirando a atenção ou atrapalhar os condutores. Além dos condutores, esse ruído exagerado pode confundir alguns pedestres, colocando-os em risco de acidentes.

Os radares funcionarão com registros de fotos e vídeos, informando a velocidade e o nível de ruído que o veículo apresenta. Após coletar estes dados, será feito um diagnóstico para que uma punição seja imposta, como multas e pontos na carteira.

Como estão em testes, neste primeiro momento os motoristas não receberão esse tipo de punição, porém, quando finalizado, haverá uma homologação para decidir o nível de gravidade da infração e suas consequências.

Este é um passo interessante para fazer valer essa lei de trânsito, pois a poluição sonora é um tanto difícil de ser medida sem o uso desse tipo de tecnologia. Pelo menos ela se torna mais eficiente do que as disponíveis hoje em dia no país.

Com os testes aprovados, os motoristas terão que ter muito mais cuidado com o volume dos ruídos que propagam com seus veículos, seja com músicas ou até mesmo de uma tunagem do automóvel. Ainda não se sabe quando a tecnologia sairá da fase de testes e começará a valer nas leis, mas muitas pessoas estão contando as horas para que isso aconteça.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS