Empresas
TikTok e WeChat serão bloqueados EUA no domingo
Proibição ainda pode ser revogada pelo presidente Donald Trump antes de entrar em vigor.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que impedirá os cidadãos do país a fazerem download do aplicativos chineses WeChat e TikTok a partir de 20 de setembro, por meio da emissão de uma ordem.
A proibição ainda pode ser revogada pelo presidente Donald Trump antes de entrar em vigor na noite de domingo, disseram as autoridades, enquanto a ByteDance, proprietária do TikTok, se apressa para fechar um acordo e garantir suas operações nos EUA.
A proposta da ByteDance é criar a TikTok Global, que acredita que irá atender as preocupações dos Estados Unidos sobre a segurança dos dados de seus usuários. A Oracle é a parceira mais provável, mas a chinesa ainda busca aprovação de Trump para manter seu aplicativo nos EUA.
As autoridades também disseram que não vão impedir transações técnicas adicionais do TikTok até 12 de novembro, estendendo o período para que sua dona chegue a um acordo para suas operações nos EUA.
“O TikTok permanecerá intacto até 12 de novembro”, disse Wilbur Ross, secretário de Comércio norte-americano.
De acordo com o departamento, as proibições “protegerão os usuários nos Estados Unidos, eliminando o acesso a esses aplicativos e reduzindo significativamente sua funcionalidade”.
A ordem ira proibir qualquer plataforma “que possa ser acessada dentro dos EUA” de oferecer os aplicativos, além de removê-los da App Store da Apple e da Google Play Store da Alphabet no país.
A medida vale apenas para o país, e a Apple, Google ou outras plataformas poderão continuar a oferecer o TikTok e o WeChat fora dos Estados Unidos. Ela também não impedirá transações com outros negócios com a Tencent, dona do WeChat, incluindo suas operações de jogos online.
Em comunicado, Rosso frisou: “nós tomamos medidas significativas para combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos norte-americanos pela China, enquanto promovemos nossos valores nacionais, as normas baseadas em regras democráticas e a aplicação agressiva das leis e regulamentos dos EUA”.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800