Conecte-se conosco

Automobilística

Você conhece a calibragem correta para os pneus?

Há motoristas que dirigem diariamente e não sabem que existe uma calibragem mais adequada para o veículo. Confira as dicas aqui!

Publicado

em

motoristas que dirigem diariamente e não sabem que existe uma calibragem adequada para o veículo. Portanto, vamos lhe mostrar aqui.

O perigo é grande para quem arrisca andar com os pneus descalibrados, além de não economizar no combustível, pode danificar os pneus de forma severa. O prejuízo será ainda maior com o decorrer do tempo: quanto mais tempo ficarem descalibrados, mais alto serão os riscos.

Afinal, existe uma dosagem correta para a calibragem dos pneus? Existe uma calibragem mais adequada para o carro? A resposta é sim e vamos te explicar o porquê!

Algumas regras básicas vão fazer com que a calibragem seja diferente: o material, a espessura, o tamanho e o modelo. Os pneus podem variar para cada fabricante que existe no mercado e cada um mantém o seu diferencial. Por isso, antes de tudo, é preciso seguir as orientações feitas pelos fabricantes.

Calibragem dos pneus

Especialistas apontam que a calibragem dos pneus precisa ser feita toda semana, o que não é muito considerado por muitos condutores. É importante saber que, ao descumprir essa regra básica, você pode estar exposto a riscos.

Um pneu calibrado significa que o carro pode estar mais seguro. Quando não está calibrado, conforme a regra, é mais fácil de derrapar, perder o controle, diminui a qualidade do pneu e também perde muita aderência na pista molhada.

Existe uma calibragem correta?

Para conferir qual é a calibragem ideal para o seu carro, será preciso chegar o Manual que está no seu carro. Os veículos mais atuais vêm trazendo o Manual do Proprietário descrito na lateral, na parte de dentro, próximo a porta do passageiro ou do motorista.

É preciso se atentar ao manual pois cada veículo possui a sua indicação correta.

Além de calibrar o pneu do carro, lembre-se do estepe, o pneu reserva. Para emergências, é bom mantê-lo na mesma qualidade dos pneus em uso. E não se esqueça de ir ao posto de combustível semanalmente para não fugir da calibragem ideal para o seu veículo.

Para calibrar o pneu sem prejuízos, aqui está a dica: procure calibrar logo no início do dia, sem que o carro tenha andado muito, pois o calor da pista e o ar quente podem prejudicar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS