Automobilística
Conheça as novas regras para o uso do insulfilm e evite receber multas
Evite receber uma multa por infração grave, conheça as regras do uso do insulfilm, que vão desde a sua instalação até seu uso.
O uso do insulfilm possui novas regras e o não cumprimento delas pode levar à aplicação de multa e, até mesmo, à apreensão do carro. A infração é considerada como grave.
Essa exigência vai desde de a instalação até o uso da película insulfilm. Para aqueles que deixarem de obedecer as novas regras, a multa será no valor de R$ 195,23, fora a penalidade de receber cinco pontos na Carteira de Habilitação Nacional (CNH) por infração grave.
Quais são as novas regras?
As mudanças para o uso da película foram feitas segundo a resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Uma delas condiz mais com a instalação incorreta. Será proibido que haja bolhas de ar na película na área de visão do motorista ou em outras áreas que possam comprometer a visão e, consequentemente, a direção segura do veículo. Ou seja, vidros laterais dos bancos dianteiros e para-brisa.
A quantidade de luz mínima que é permitida agora é outra. Anteriormente a essas mudanças, a porcentagem de luz permitida não podia ser inferior a 75% para películas incolores e 70% para coloridas, com a mudança, agora não poderá ser inferior a 70% para qualquer uma das duas.
Isso para as partes que inferem na visão do motorista. Para as laterais e vidro traseiro, a porcentagem de luminosidade mínima permitida continua a mesma, ou seja, 28%.
É proibido o uso de insulfilm que bloqueie totalmente a passagem de luz em qualquer um dos vidros do veículo. Tais como fosco ou refletivo. Pode haver a proibição das películas não reflexivas no para-brisa e nas janelas laterais frontais em alguns casos específicos.
Essas novas regras, impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), prezam pela segurança do motorista, passageiros e pedestres!
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp