Saúde
Alimentos ultraprocessados podem ser viciantes como cigarro e outras drogas?
Os alimentos ultraprocessados podem ser tão viciantes quanto as drogas são. Use estas dicas para substituir esses produtos no seu dia a dia. A sua saúde agradece.
As prateleiras dos mercados são cheias de opções para refeições rápidas, fáceis e baratas, mas geralmente esses produtos são ultraprocessados e contém muitos conservantes em sua preparação, logo quase não agregam nada de valor nutricional aos consumidores. Alguns desses produtos estão entre os favoritos das pessoas. É o caso dos refrigerantes, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, doces, pizzas congeladas e muitos outros.
Alimentos ultraprocessados
Muitos consumidores têm consciência acerca dos riscos à saúde que essas opções trazem, mas na hora de selecionar os itens para o carrinho de compras… eles estão sempre lá. Isso acontece porque lanches, como os salgadinhos, podem ser considerados viciantes. Os componentes presentes nesse tipo de alimento ultraprocessado podem causar vício, sim. A informação foi divulgada por especialistas da Universidade de Michigan em parceria com a Virginia Tech.
O estudo revelou que foi formado um padrão tal qual os que usavam a nicotina presente no cigarro. A compulsão causada por vício em drogas gerava reações iguais no cérebro das em pessoas que consumiam alimentos ultraprocessados. Em outras palavras, muitas vezes o desejo incontrolável de comer doces, por exemplo, pode não ser tão inofensivo quanto parece. Além disso, esses tipos de comida são prejudiciais à saúde porque podem causar obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras enfermidades que estão relacionadas a uma má alimentação.
Sintomas como não conseguir conter o desejo por determinado produto pode ser um importante alerta de que você pode estar lidando com o vício de um alimento em vez de apenas querer acabar com a sua fome. Outro alerta é a sensação de abstinência como dores de cabeça, desanimo e compulsão.
Algumas mudanças de hábitos alimentares podem ser transformadoras para a saúde.
Opções como biscoitos recheados podem ser substituídas por biscoitos caseiros, por exemplo. Para o recheio, mel ou geleia de frutas são ideias para saciar o desejo de doce. Para os fãs de salgadinhos, a dica é substituir por frutas secas, pipoca sem óleo ou batata doce preparada na air fryer. O refringente pode ser substituído por sucos naturais ou água de coco. Se ama o frescor do refrigerante, pode começar a preparar o suco com água gaseificada.
Uma dieta balanceada rica em consumo de frutas, verduras, legumes e água quando acompanhada de atividade física é uma verdadeira aliada na hora de se dar o prazer de uma comida rápida e irresistível.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp