Economia
INSS: pente-fino para quem está há mais de seis meses sem perícia
Em breve, segurados do INSS serão convocados para uma nova revisão do benefício. Confira quem será chamado para a perícia obrigatória.
Essa é a chance para que o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não seja cancelado, então é preciso prestar bastante atenção. O Instituto vai convocar os segurados que precisam atualizar os seus cadastros em uma nova perícia médica obrigatória. Se você não sabe como funciona a convocação, vamos te explicar!
Essa reavaliação acontece de forma periódica, mas foi suspendida por conta da pandemia da covid-19 nos últimos anos. Essa suspensão fez com que os processos já vencidos acumulassem, resultando em um número grande de processos que precisam comprovar se estão recebendo o benefício da forma correta.
Cerca de 45 mil brasileiros que recebem benefícios do INSS serão convocados para reavaliação de seus devidos benefícios. A decisão foi publicada por meio do Diário Oficial da União e está confirmada desde os primeiros dias de novembro.
Convocação do INSS
A convocação será para os beneficiários que podem estar sob suspeita de irregularidades nos dados cadastrais ou que estão com os documentos vencidos que comprovem o recebimento correto, por conta dos prazos adiados para a perícia médica.
Para os beneficiários, a convocação será conforme a idade do segurado e o tempo de recebimento pelo INSS, e os primeiros convocados serão as pessoas mais novas. O prazo para a convocação, conforme publicado no Diário Oficial, é do dia 1° de novembro e vai durar cerca de 180 dias, até o mês de abril de 2023.
Reabilitação profissional
Conforme indica o portal oficial do INSS, a reabilitação profissional (RP) foi criada para “proporcionar aos beneficiários incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, em caráter obrigatório, independente de carência, e às pessoas com deficiência, os meios indicados para o reingresso no mercado de trabalho e no contexto em que vivem”.
A RP é um programa social que objetiva oferecer assistência financeira para as pessoas que estão impossibilitadas para o mercado de trabalho. Dessa forma, a RP vai avaliar se o trabalhador está apto para o trabalho e vai orientar mediante o processo.
A RP também encaminha essas pessoas para a perícia médica do INSS, pois é o meio em que serão avaliadas para determinar se poderão receber o benefício por incapacidade.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças14 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais