Conecte-se conosco

Saúde

Agora é possível solicitar o benefício por incapacidade sem perícia médica

Agora ficou mais fácil de conseguir o auxílio por incapacidade temporária. Saiba como solicitar!

Publicado

em

Agora ficou mais fácil de conseguir o auxílio por incapacidade temporária. O contribuinte do INSS, que necessitar se afastar temporariamente do trabalho devido a um acidente ou doença, pode fazer a solicitação sem a necessidade de perícia médica.

Leia mais: Veja como conseguir um acesso provisório para o app Meu INSS

Para isso, é preciso ter todos os documentos solicitados e atender aos requisitos necessários impostos pelo órgão. Tendo isso em mãos, é só entrar no aplicativo MEU INSS ou no site meu.inss.gov.br e ir na opção “Agendar Perícia”.

Na tela seguinte, você deve clicar em “Perícia Inicial” e cadastrar todos os seus documentos. Você pode optar pelo atendimento à distância, selecionando a opção da página e depois é só clicar em “Continuar”.

A partir deste cadastro, o perito médico federal irá analisar os documentos. É importante ressaltar que este tipo de análise só é permitida em regiões que há muito fluxo de perícia, por isso, as mesmas estão demorando mais que 30 dias.

Esse tipo de solicitação serve tanto para pedidos novos, quanto para aqueles que já foram solicitados e estão agendados. Porém, para se encaixar nos requisitos, é preciso que o atestado tenha data superior a 30 dias.

Requisitos

Entre os requisitos para se enquadrar nessa medida, estão o atestado médico, que deve estar sem rasuras e legível.

Nele, deve conter o nome do contribuinte completo, a data de emissão do laudo ou atestado, o CID ou informações da doença, carimbo com assinatura do médico e o período de afastamento com data de início.

Nestes casos, o atestado não poderá ter um afastamento superior a 90 dias, pelo menos, não consecutivos. Em casos do benefício não ser concedido, o contribuinte pode agendar uma perícia médica presencial.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS