Conecte-se conosco

Economia

Quer aprender como fazer o cálculo do seu benefício de aposentadoria?

Para aqueles que desejam se aposentar, esta é uma informação interessante a se saber. Aprenda como fazer o cálculo.

Publicado

em

Muitos trabalhadores mal podem esperar a sua hora de se aposentar, já que a aposentadoria permite diversas vantagens, entre elas, mais tempo para passar com a família, amigos, descobrir novos hobbies, entre outras coisas.

O órgão responsável pela aposentadoria é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fornece não só o benefício de aposentadoria, mas vários outros, tais como pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.

Mas para aqueles que desejam se aposentar, uma informação interessante a se saber é qual valor será recebido. Então, se você tem interesse nessa informação, aprenda como fazer o cálculo.

Ainda em 2019, foi aprovada a reforma da Previdência, que estabeleceu regras de transição para aqueles que estão próximos do grande sonho da aposentadoria. Para as mulheres que forem se aposentar no ano de 2023, é necessário ter pelo menos 62 anos e 15 ou mais anos de contribuição. Já para os homens, será necessário ter 65 anos de idade e 15 ou mais anos de contribuição.

Como calcular o benefício?

É simples calcular quantos anos faltam para a sua aposentadoria ou o valor que você receberá com o benefício. É possível utilizar uma calculadora que é disponibilizada na plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social ou pelo aplicativo Meu INSS.

Essa ferramenta funciona utilizando os dados que já estão na plataforma. Caso os dados do instituto não estejam atualizados, vale a pena acessar o site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o responsável por conter todas as informações de trabalho do cidadão.

Para adicionar ou arrumar informações, basta clicar no ícone em formato de lápis. Após serem feitas as correções, é possível recalcular o valor e o tempo do benefício. Com o cálculo feito, existem dois caminhos a seguir: salvar os dados informados em um documento no formato PDF ou prosseguir com o pedido de aposentadoria.

Mesmo que não seja necessário para o processo de aposentadoria o auxílio de um profissional da área de direito especializado no assunto, ainda assim é aconselhável buscar a opinião de um especialista sobre quais são os melhores caminhos a se seguir nesse momento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS