Finanças
O aplicativo Meu INSS disponibiliza duas novas ferramentas
Solicitação de benefício por incapacidade, bem como reembolso com gastos de transporte para a perícia médica podem ser solicitados pelo app!
O aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Meu INSS, disponibilizou duas novas ferramentas, com as quais os segurados poderão requerer a aposentadoria por invalidez, bem como realizar a solicitação de reembolso para aqueles que efetuaram a vistoria médica.
A restituição do dinheiro é estipulada na Instrução Normativa (IN) n° 128/2022, entretanto, como não possuía um fácil acesso até o momento, boa parte dos beneficiados não sabia da possibilidade. Se você tem interesse em realizar alguma das solicitações, abaixo te explicaremos como funciona!
Reembolso do INSS
O artigo 49 da IN 128/2022 indica que o INSS deverá ofertar aos assegurados um auxílio de custo para aqueles que necessitarem utilizar o transporte urbano, intermunicipal e interestadual.
Essa ajuda se refere a um pagamento realizado ao segurado, buscando cobrir as despesas obtidas com o deslocamento da sua residência até o local do posto de atendimento do INSS.
Como solicitar o Reembolso?
Caso você possua interesse em solicitar a restituição, deverá acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e seguir os passos informados na sequência. Além disso, precisará de alguns documentos, como: passagens, comprovante de residência e confirmação de agendamento da perícia.
Passo a passo:
1. Clique nos três pontos no canto superior esquerdo;
2. Escolha “Novo pedido”;
3. Selecione “Benefícios assistenciais”;
4. Clique em “Solicitar ressarcimento de despesas com deslocamento para avaliações social e/ou médico (BPC)”;
5. Por fim, preencha os dados solicitados e envie!
Benefícios por incapacidade
Com relação ao benefício por incapacidade, cuja denominação anterior era aposentadoria por invalidez permanente ou auxílio-doença, também poderá ser requerido pelo Meu INSS.
Para isso, você também precisará dos seus documentos em mãos, logo, separe os seus atestados, receituários e declarações médicas, exames, laudos médicos e outros documentos que você acredita serem pertinentes. A seguir informamos o passo a passo para a solicitação!
Passo a passo:
1. Clique nos três pontos no canto superior esquerdo;
2. Escolha “Novo pedido”;
3. Selecione “Benefício por incapacidade permanente”;
4. Preencha as informações solicitadas e anexe seus documentos;
5. Envie e anote o número de protocolo para acompanhar a solicitação no site Meu INSS ou aplicativo.
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