Política
Novos projetos sociais voltados para a população de rua devem surgir no governo Lula
Com a mudança de Governo, novos projetos sociais devem aparecer, principalmente no que diz respeito à população em situação de rua.
A futura primeira-dama, Janja Silva, está engajada na criação de medidas para essa parcela da população. Ela inclusive já solicitou que a equipe técnica dos Direitos Humanos reveja as medidas que já existem no que se diz respeito a pessoas em situação de rua.
Esse pedido foi feito à deputada, e ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), que também tem como foco retomar as discussões a cerca de projetos sociais.
Segundo a deputada, “o atendimento às pessoas mais vulneráveis, sobretudo à população em situação de rua e às crianças brasileiras, são as preocupações que o presidente Lula carrega de forma muito direta. Nossa futura primeira-dama conversou comigo sobre esses dois aspectos e me deu esse recado”, disse Maria do Rosário.
Ela também afirma que a comissão se dedicará a todos os temas, mas, em especial, aos que dizem respeito à infância e às famílias em situação de rua.
No entanto, não há nada muito confirmado sobre as medidas que serão tomadas. No momento, o foco é discutir e estudar as pautas que ficaram em aberto no Governo Bolsonaro e conseguir o orçamento necessário para cumprir as propostas estabelecidas para o ano que vem.
Ainda que o presidente eleito não tenha dado nenhum nome para os ministérios de seu governo, é de se acreditar que Maria do Rosário é uma forte concorrente ao cargo de ministra dos Direitos Humanos.
Cadastro Único (CadÚnico)
O sistema pelo qual é utilizado como porta de entrada para projetos sociais é o Cadastro Único, e diversas pessoas que vivem em situação de rua não têm como fazer o cadastro.
Logo, existem planos para fazer uma mudança na forma como é feito o cadastro no CadÚnico.
“O governo tratou muito mal o Cadastro Único, congelou o cadastro, criou um cadastro paralelo e outro aplicativo, e com isso gerou um conjunto de informações dos beneficiários e das pessoas que se tornaram pobres por conta da pandemia ou por conta da crise”, é o que informa Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A ex-ministra também aponta que muitas pessoas foram mal orientadas e mal informadas em relação ao cadastro, isso por não haver um suporte da assistência social, que foi ignorada pelo atual governo. Ela completa que isso causou um cadastro problemático e que deverá ser revisto.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp