Conecte-se conosco

Saúde

Beber chá pode prevenir o diabetes tipo 2, segundo estudo. Veja como

Além de uma alimentação equilibrada e rotina de exercícios, o chá também pode ser um aliado contra a diabetes.

Publicado

em

Chás para infecção urinária, Foto: Pexels.

A diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica que pode acarretar diversos outros problemas de saúde, muitos deles graves. Hoje, a doença chega a números muito altos, mas tende a piorar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), chegando a 650 milhões de portadores até 2030.

Isso é bem preocupante, pois, devido a sua gravidade, uma grande sobrecarga no sistema de saúde e uma diminuição na qualidade e expectativa de vida da população estão prestes a acontecer.

A diabetes tipo 2 é conhecida como diabetes tardia ou adquirida, e acontece em decorrência de maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e alguns outros fatores que podem contribuir para o seu aparecimento.

Em fase evoluída da doença, quando não tratada corretamente, pode acarretar cegueira, perda de membros devido a necrose e até mesmo a morte. Por isso é tão importante que a doença seja evitada, mantendo-se uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Outras práticas podem ser utilizadas para prevenir o aparecimento da doença, como beber chá. Isso foi observado por uma pesquisa realizada entre os anos de 1997 e 2009, onde 5.199 pessoas adultas participaram do estudo. A média de idade entre eles era de 42 anos, e eles participaram de forma voluntária.

A pesquisa se deu através do preenchimento de questionários sobre hábitos alimentares. Os resultados encontrados apresentaram que cerca de 46% dos entrevistados consumiam chá todos os dias. De todos os participantes, 10% desenvolveram diabetes ao longo do estudo.

Após cruzar os dados com os fatores presentes no estudo e outros 19 estudos relacionados, observou-se que o consumo de chá diminui a chance de desenvolver diabetes em 1%.

Mas esses resultados estão relacionados ao consumo diário de chá-verde, preto ou de Oolong. Já quem consome três xícaras de chá ao dia apresenta 4% de chances menores de desenvolver o diabetes. Para quem consome mais de 4 xícaras por dia, a redução do risco é de 17%.

É claro que, para os chás terem resultados em um organismo, é preciso nutri-lo de forma saudável e balanceada, pois o chá sozinho não consegue proteger do diabetes. Esse hábito atrelado a uma vida equilibrada apresenta muito mais eficácia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS