Conecte-se conosco

Economia

Pensando em economizar na conta de luz? Saiba como ter descontos

Com o preço das contas de energia, muitas famílias procuram meios de economizar, saiba como conseguir descontos de até 100% em dezembro.

Publicado

em

Com os altos preços das contas de energia, muitas famílias brasileiras procuram meios de economizar, seja diminuindo o consumo ou procurando descontos. Saiba como conseguir redução ou abono da sua conta de luz de até 100% no mês de dezembro.

Milhões de brasileiros já usufruem, mas há muitas famílias que não conhecem essa possibilidade de aproveitar um desconto tão bom. O abono ou redução na conta é oferecido por um programa social e é revisto periodicamente, porque considera a renda da família e o salário mínimo atual.

É a Tarifa Social de Energia Elétrica que pode oferecer descontos de 100% nas sua conta de energia. Esse benefício chega a mais de 14 milhões de brasileiros.

Por outro lado, a Aneel afirma que 10 milhões de brasileiros que poderiam se beneficiar do desconto não estão cadastrados na base de dados.

Esse benefício é distribuído há 20 anos. No entanto, sofreu alterações em janeiro do ano de 2022. Uma dessas alterações é a inscrição automática de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Para receber, é importante que a conta de luz esteja no nome de um dos membros da família a ser beneficiada, a única exceção é para aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A casa que receberá o benefício poderá ser própria ou alugada. E vale lembrar que o beneficiado poderá utilizar o desconto em apenas uma unidade consumidora.

Quem tem direito ao desconto?

Famílias de baixa renda em vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único. O consumo máximo da família deverá ser de 220 kWh por mês a fim de receber o desconto.

Além disso, existem outros critérios a serem cumpridos para receber esse benefício, tais como renda mensal de até meio salário mínimo per capita.

Já em caso de famílias que possuem uma pessoa com deficiência ou portador de doença, que faz uso de aparelhos que necessitem de energia elétrica, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos, ou seja, 3.636 reais.

Para aquelas famílias que são cadastradas no CadÚnico, não é necessário fazer uma solicitação para participar do programa, já que o repasse é feito de forma automática. Mas é necessário manter o cadastro sempre atualizado.

Desconto

O desconto funciona proporcionalmente ao gasto da família. Logo, aqueles que gastam menos terão um desconto maior.

Para aquelas famílias que gastam até 30 kWh, o desconto é de 65%. Já para aquelas que gastam entre 31 kWh e 100 kWh, o desconto é de 40%. Por fim, as famílias que gastam entre 101 kWh e 220 kWh, terão desconto é de 10%.

Os maiores descontos são dedicados a famílias quilombolas ou indígenas que são inscritas no CadÚnico. Para aqueles que consomem até 50 kWh, o desconto é de 100%. Para gastos entre 51 kWh e 100 kWh, o desconto é de 40%. Já para gastos entre 101 kWh e 220 kWh, o desconto é de 10%.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS