Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça os diferentes tipos de tomate e qual utilizar em cada receita 

Você tem algum favorito? Veja quais os tipos e como inseri-los na culinária. Já adiantamos que todos são deliciosos!

Publicado

em

Você sabe quais e quantos são os tipos de tomate? A famosa fruta compõe as mais variadas receitas de saladas e é um dos orgânicos queridinhos para acompanhamentos saudáveis. Apesar das diferenças que o alimento apresenta, o fruto oferece muitos benefícios para o organismo quando incluído no cardápio diário. Cada tipo de tomate tem características específicas e pode ser combinado de maneira distinta nos preparos com a fruta. Descubra agora como reconhecê-los!

Tomate cereja

De sabor adocicado, o tomate cereja é pequeno e redondo, e se assemelha bastante a fruta. Por possui maior concentração de líquido do que os outros tipos, esse tomate é mais refrescante e combina muito com saladas de alface. Além disso, é muito utilizado como aperitivo ou no preparo de risotos e massas.

Tomate italiano

Apesar do nome, o tomate italiano é originário das Américas. De sabor adocicado, esse tipo de tomate é comprido e apresenta uma carne mais grossa, sendo ideal para conservas ou para o preparo de molhos para massas, pois possui menos líquido e sementes.

Tomate salada 

Grande e de polpa rígida, o tomate salada possui certa acidez e é muito utilizado no preparo de saladas, acompanhado de alface e outras hortaliças. lface e outras hortaliças. Além disso, é um dos tipos de tomate mais consumidos no Brasil.

Tomate pera 

De sabor adocicado, o tomate pera é menor e possui formato de lágrima. Sua coloração pode variar entre amarelo, laranja e vermelho e é muito utilizado em saladas e no preparo de sanduíches.

Tomate caqui

Considerado o maior tipo de tomate, o tomate caqui é redondo, grande e vermelho e possui gosto adocicado, porém bem forte. É muito utilizado no preparo de vinagrete e outros tipos de salada.

Tomate Débora 

Rico em nutrientes, o tomate débora possui maior quantidade de sementes na polpa, entretanto é menos ácido e mais aguado. É muito utilizado no preparo de saladas e molhos.

Tomate holandês 

Bem redondinho, de sabor doce e pouca acidez, o tomate holandês funciona muito bem em risotos e saladas. Menor do que o tomate salada e maior que o tipo cereja, o tomate holandês orgânico é comercializado em ramos e é muito usado para decorar ambientes. 

Tomate ‘sweet grape’

Com o mesmo formato do tomate italiano, o sweet grape possui sabor doce e é muito utilizado em preparos de frios, como queijos e ervas.

Agora que você conhece os principais tipos de tomate, escolha o que te agrada mais e insira na sua alimentação!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS