Economia
Você pode ter até 100% de desconto em seu IPTU de forma muito simples
Algumas prefeituras estão dando descontos de até 100% no IPTU, e para isso, basta ter uma atitude simples. Veja qual.
Todos os anos o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, é cobrado pelo município, e a maioria dos brasileiros precisa se organizar para fazer esse pagamento.
O valor cobrado anualmente é de acordo com o tamanho do imóvel ou terreno e é definido por cada prefeitura municipal. O imposto pode ser parcelado e também conta com alguns descontos, e, dependendo do município, algumas pessoas conseguem isenção do valor.
Como o valor é definido pelas cidades e municípios, o percentual de desconto oferecido também varia entre elas. Alguns programas sociais podem garantir descontos de 100% para alguns grupos, além de descontos menores para quem paga antecipadamente.
Nós trouxemos alguns exemplos de cidades que já anunciaram os descontos que vão oferecer para o IPTU de 2023, iremos te contar como consegui-los. Fique ligado!
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Na capital gaúcha, quem pagar o valor em cota única terá um desconto de 3%. Também é concedido desconto de 3% no valor para pessoas que fazem parte do Nota Fiscal Gaúcha ao inclui seu CPF na nota dos estabelecimentos.
Para quem está em dia com o pagamento dos impostos Porto Alegre concede descontos, sendo de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas.
Vitória, Espírito Santo
O CPF na nota dos estabelecimentos também garante desconto no IPTU de Vitória, mas isso precisa ser validado no site da prefeitura da cidade. Quem deseja obter esse desconto precisa correr, pois o prazo é até hoje, 30 de novembro!
Para validar o desconto é preciso entrar na aba Portal do Cidadão no site da Prefeitura de Vitória e seguir as instruções presentes lá.
Rio de Janeiro
Na capital, os cidadãos podem conseguir descontos de até 100% no valor, através do programa Nota Carioca. O desconto é dado pelo acumulo de pontos, obtidos com a troca de notas.
Cada ponto é convertido em um valor em dinheiro e, dependendo do número de pontos e do valor do IPTU, ele pode sair de graça.
Belo Horizonte, Minas Gerais
Colocar o CPF na nota fiscal também garante desconto na capital mineira, que pode chegar a 30%. Neste caso, é preciso que as notas sejam cadastradas no sistema para que o desconto seja calculado.
CPF na nota fiscal
As prefeituras estão dando estes benefícios aos cidadãos que utilizam o CPF na nota fiscal, pois dessa forma os estabelecimentos precisam pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISSQN.
Isso gera mais renda para o estado, podendo, assim, beneficiar os cidadãos com descontos nos impostos.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia19 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?