Tecnologia
Tirar ou não o celular da tomada antes de completar a carga?
Afinal, quais são recomendações para carregamento de celulares agora que as baterias são feitas de outro material?
Nos aparelhos mais antigos, não era recomendado tirar o celular da tomada antes da bateria estar totalmente carregada. Além disso, muito se ouviu que a prática de mexer no celular enquanto o aparelho carrega na tomada pode levar a bateria a ficar viciada.
Será que alguma coisa mudou desde que essas informações foram disseminadas? Entenda a seguir!
A princípio, os celulares eram produzidos com baterias de níquel cádmio (NiCd). Posteriormente, esse níquel cádmio foi substituído por níquel (NiMH).
Essas duas baterias tinham um fraco desempenho, pois, na maioria das vezes, demoravam a carregar, descarregavam facilmente e os celulares hora ou outra estavam com a bateria viciada.
Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento dos aparelhos celulares modernos, essas baterias de níquel foram substituídas pelas baterias de íon de lítio.
Assim, o material em questão é capaz de armazenar mais energia, essa tecnologia ajuda ainda na aparência dos celulares, pois permite que o aparelho seja mais fino.
Contudo, a má fama das baterias de níquel ainda circula por aí e muitos acham que as recomendações acerca do carregamento dos celulares antigos ainda são válidas para os aparelhos mais recentes.
Antes de entender o que é verdade ou o que é mentira sobre o assunto, é importante lembrar que toda bateria perde a qualidade com o decorrer do tempo. Afinal, vivemos em um mundo onde a obsolescência de programação está em alta.
Isso significa que os produtos são programados a terem um “prazo de validade” para que o consumismo seja cada vez maior.
O maior benefício que a bateria de lítio adicionou aos aparelhos modernos é a alta capacidade de armazenamento de memória. Contudo, a bateria de lítio é definida por ciclos.
Especialistas acreditam que a bateria tenha uma vida útil de 400 ciclos, isto é, após 400 cargas completas da bateria o aparelho vai perdendo a qualidade de vida útil.
Com isso, é interessante que o celular não fique completamente descarregado, pois essa prática pode levar a preservação desses ciclos.
Além disso, ainda é válido não usar o aparelho enquanto ele estiver conectado na tomada. Isso porque, a temperatura do aparelho é elevada enquanto carrega, consequentemente, o tempo necessário para que a carga seja completa é maior.

-
Tecnologia1 dia atrás
Saiba como localizar qualquer pessoa pelo celular
-
Mundo2 dias atrás
Novo queridinho: turistas brasileiros trocam Argentina por outro país sul-americano
-
Tecnologia11 horas atrás
Novo tipo de golpe ameaça segurança em pagamentos por aproximação
-
Moedas14 horas atrás
Mala com MILHÕES de cruzados é encontrada por irmãos. Quanto esse dinheiro vale?
-
Tecnologia1 dia atrás
4 motivos pelos quais você não deveria usar o modo economia de bateria
-
Agronegócio1 dia atrás
Adeus, formigas! Aprenda a usar casca de limão como repelente natural
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Estudo coloca 3 profissões como as mais ameaçadas pela IA; saiba quais são
-
Finanças2 dias atrás
Descontos indevidos em benefícios do INSS: veja se você foi afetado e como evitar