Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça o abiu, fruto nativo da Amazônia e cheio de particularidades

Além de seu sabor peculiar e agradável, o abiu proporciona múltiplos benefícios para a saúde. Acompanhe os principais deles! 

Publicado

em

O abieiro, abiu ou abiurana é uma árvore frutífera nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, cujos frutos de casca lisa, baga translúcida, branca ou amarela, mucilaginosa e doce amadurecem entre maio e novembro.

A polpa dos frutos, extremamente doce e saborosa, é consumida in natura quando o alimento está bem maduro. Além de seu sabor peculiar e agradável, o abiu proporciona múltiplos benefícios para a saúde. Acompanhe os principais deles!

Benefícios

  1. Aumenta a imunidade 

A fruta é rica em vitamina C, principal responsável por aumentar a imunidade e a combater infecções. Além disso, a fruta também possui cobre em sua composição, que dentre outras funções, ajuda o corpo a produzir glóbulos brancos, essenciais para combater infecções.

  1. Auxilia na digestão

Outra vantagem do consumo da fruta é que ela contém fibras solúveis e insolúveis, além de pectina, que ajudam a regular a digestão e a reduzir inflamações no intestino.

  1. Auxilia na saúde do coração

As fibras e o potássio presente na fruta ajudam a baixar a pressão arterial e a reduzir os níveis de colesterol, promovendo, desse modo, a saúde do coração.

  1. Melhora a saúde da pele

O abiu apresenta vitamina C em sua composição, composto que ajuda a promover a produção de colágeno. Além disso, os antioxidantes presentes no abiu podem ajudar a proteger sua pele dos danos causados pela poluição ou pela exposição ao sol.

  1. Reduz níveis de estresse

Por conter alto teor de magnésio, o consumo dessa fruta tropical ajuda a reduzir os níveis de estresse tanto físico quanto mental. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS