Saúde
Viva a ciência! Foi criada uma fibra invisível que pode tornar alimentos mais ricos
Cientistas criaram uma fibra invisível que é capaz de enriquecer os alimentos que consumimos. Saiba mais sobre como ela poderá ser usada.
Criada por cientistas americanos, a Fiber X é uma fibra invisível capaz de enriquecer os alimentos processados e ultraprocessados que consumimos, sem alterar seu sabor ou textura. Essa criação é capaz de aumentar em até 20% a quantidade de fibras em um alimento. A fibra foi criada a partir da modificação de moléculas de amido de milho, mandioca e trigo.
A pesquisa foi feita por uma parceria entre a empresa de tecnologia Microtec Engineering Group e a Rmit University, e ainda não está disponível no mercado.
Asgar Farahnaky, professor da Rmit que foi um dos responsáveis pelo projeto, conta que essa fibra pode ser adicionada a diversos alimentos, como massas e molhos. “Agora, podemos adicionar fibra extra a alimentos como pão branco e outros produtos básicos, sem alterar o sabor ou a textura”, afirma.
Ele também acrescenta que essa nova tecnologia permitirá que as pessoas consumam as quantidades recomendadas de fibras ingerindo menos alimentos.
“Esta nova tecnologia significa que podemos aumentar a quantidade de fibra que entra nos alimentos para alcançarmos a nossa ingestão diária recomendada, mesmo consumindo menos alimentos, o que pode ajudar no controle de peso e do diabetes”, explica Farahnaky.
O consumo de fibras é necessário para um melhor funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, pode auxiliar contra doenças cardiovasculares, câncer colorretal e diabetes tipo 2.
Em dietas com pouco consumo de legumes e vegetais, a quantidade de fibras ingeridas para que esses benefícios aconteçam não são suficientes. Logo, essa fibra invisível poderá ser útil para quem faz dietas, por exemplo, que priorizam a ingestão de proteína.
Alimentos ricos em fibras
Para consumir fibras, não é necessário esperar que essa criação chegue ao mercado, já que diversos alimentos são naturalmente ricos em fibras.
Para quem quer aumentar o seu consumo, ingerir alimentos como banana, manga, uva, alface, cenoura, beterraba, abobrinha, tomate, pimentão, feijão, ervilha e grãos pode ajudar. Logo, uma dieta com mais legumes, verduras e frutas pode te ajudar a conquistar a quantidade de fibra recomendada.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?