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Uma piada em um comercial da Pepsi resultou em processo; entenda
Devido uma piada em um comercial televisivo da marca Pepsi, um consumidor processou a empresa para ganhar um avião; Entenda o ocorrido.
Devido a uma piada em um comercial televisivo da marca Pepsi, um consumidor processou a empresa para ganhar um avião.
O ocorrido aconteceu em 1990, quando a marca, a fim de atrair novos consumidores, criou uma promoção que oferecia prêmios em troca de pontos por comprar os produtos.
Essa campanha de marketing tinha como intenção chamar a atenção de novos consumidores, visto que o mercado de refrigerantes era dominado pela Coca-Cola.
No entanto, isso trouxe certos problemas para a Pepsi, devido a uma piada em um de seus comerciais. Isso porque um cliente levou a piada a sério demais.
O comercial em questão pode ser assistido clicando aqui. Nele, são ilustrado os prêmios possíveis para quem acumula certa pontuação. Para conseguir a camiseta da Pepsi, eram necessários 75 “Pepsi points”. Já para uma jaqueta, eram necessários 1.450 pontos.
No entanto, a Pepsi não esperava que um de seus consumidores levasse a sério que ao acumular 7.000.000 pontos a empresa lhe presentearia com um avião, mais especificamente, um caça Harrier.
A ideia da campanha publicitária era incentivar a compra da bebida a fim de conquistar pontos que seriam trocados por brindes, como camisetas, óculos e jaquetas.
Para acumular esses pontos, cada produto valia uma quantidade específica, uma lata valia um ponto, uma garrafa de dois litros, por sua vez, valia dois, enquanto um fardo de doze latas valia cinco. Pontos também poderiam ser comprados, custando dez centavos cada.
Foi graças a essa última possibilidade de acumular pontos que John Leonard entrou na história. A ideia do jovem estudante de negócios era conseguir de certa forma “comprar” o caça Harrier a praticamente 1/5 de seu valor.
Dessa maneira, o plano do jovem foi arquitetado para que ele pudesse adquirir por um preço muito menor o avião que custava na época cerca de 33 milhões de dólares.
A fim de conquistar a aeronave, John começou a preparar seu plano. Ele já era um consumidor do refrigerante da marca, mas para conquistar pontos dessa forma, ele teria que ingerir muito mais do que o considerado possível.
Para conseguir os pontos, seria necessário consumir durante um ano cerca de 46 mil latas por dia. O que resultaria em 4 milhões de dólares gastos.
No entanto, existia uma maneira muito mais simples de conquistar o jato. E essa é comprar pontos. Como cada ponto podia ser comprado por dez centavos, o dinheiro gasto foi nada mais nada menos do que 700 mil dólares.
Para conseguir essa proeza, John Leonard precisava de investidores, o que não foi difícil para encontrar. Então, no dia 28 de março de 1996, o jovem enviou uma carta contendo 15 pontos e pouco mais de 700 mil dólares para o endereço da promoção.
Junto à carta, ele solicitou que o jato em questão fosse entregue em seu endereço.
É claro que a marca devolveu o dinheiro e os pontos do jovem afirmando que o comercial era apenas uma piada. Porém, Leonard não parou por aí. Com a resposta não sendo a desejada, ele decidiu entrar na justiça.
O processo logo foi arquivado, porém a empresa solicitou que Leonard fosse o responsável por arcar com os custos judiciais da ação.
Já esse processo levou cerca de três anos. No final, o jovem saiu perdedor e a empresa teve uma campanha muito bem-sucedida, principalmente graças à proporção que o caso tomou.
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