Economia
Conheça as situações que podem suspender seu benefício do INSS
Benefício da aposentadoria pode ser suspenso. Saiba quais as situações que podem levar a este problema e como resolver a situação.
Após anos de trabalho, chega o momento tão sonhado por muitos brasileiros: a aposentadoria. No país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante o benefício, no entanto, o que poucas pessoas sabem é que ele pode ser suspenso, gerando enormes transtornos.
São, aproximadamente, 35 anos de contribuição e muito trabalho para conseguir chegar a esta nova fase, época de relaxamento e tranquilidade. Enfrentar um problema com o benefício nesse momento da vida pode ser um transtorno e tanto para os aposentados.
4 situações que podem levar à suspensão do benefício
- Faltar às perícias médicas periódicas: o benefício pode ser suspenso quando, em caso de aposentadoria por incapacidade permanente ou de auxílio por incapacidade, o beneficiário deixa de comparecer na perícia médica;
- Deixar de comparecer à prova de vida: neste caso, também pode ocorrer a suspensão da aposentadoria ou da pensão por morte;
- Não fazer o processo de reabilitação: em caso de aposentadoria por incapacidade permanente e de auxílio por incapacidade temporária, é necessário fazer esse processo, caso ele não seja realizado, o benefício poderá ser suspenso.
- Não atualizar o CadÚnico: o benefício BPC-LOAS pode ser suspenso por falta de atualização do Cadastro Único.
Meu benefício foi suspenso! E agora?
Em caso de benefício suspenso, o primeiro passo para reverter esta situação é descobrir o motivo que causou esta descontinuação. Identificada a razão, é hora de solicitar a reativação do benefício no INSS entrando no site do Meu INSS.
Clique no ícone “Novo Pedido” e digite o nome do benefício que deseja. Na lisa, selecione o nome do benefício e, então, siga as instruções que aparecerão na tela.
Após seguir esse passo a passo e solicitar a reativação do benefício, acompanhe o processo para receber a resposta acessando o mesmo site, “Meu INSS”. O tempo estimado é de 30 dias corridos.
Para mais informações ou dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

-
Empresas1 dia atrás
Justiça exige mudanças significativas de Coca-Cola e Pepsi
-
Finanças1 dia atrás
Pessoa morreu e não deixou herança: veja o que acontece com as dívidas
-
Finanças1 dia atrás
5º homem mais rico do mundo mandou avisar: estes 10 hábitos estão DETONANDO seu dinheiro
-
Carreira9 horas atrás
Todos querem saber: afinal, quanto ganha um piloto de avião?
-
Finanças3 horas atrás
6 hábitos que só quem chegou à classe média alta tem e não larga mais
-
Tecnologia2 dias atrás
Celular tocando sem parar? Veja como bloquear chamadas de spam
-
Economia2 horas atrás
Descoberta de 40 minas de ouro pode mudar a economia deste país
-
Economia2 dias atrás
Doença de coluna: Condições para aposentadoria por invalidez