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Economia

Auxílio Brasil: Veja como atualizar o CadÚnico para receber o benefício

Cadastro Único é um sistema do governo federal que reúne dados de cidadãos em situação de pobreza e extrema pobreza.

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O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é um sistema do governo federal que reúne informações de famílias de baixa renda para adoção de medidas e distribuição de benefícios sociais. Assim como ocorre com o Bolsa Família, o cadastro continuará sendo a principal porta de entrada ao Auxílio Brasil.

Leia mais: Estudantes receberão auxílio de R$1.000 durante a pandemia; Saiba como

O programa vai substituir a iniciativa criada durante o governo do PT, porém abrangendo um número maior de beneficiários e pagando um valor médio também maior. A medida provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil foi entregue ao Congresso ainda em agosto.

Atualmente, famílias em situação de extrema pobreza e pobreza podem solicitar o benefício. Uma família extremamente pobre é aquela com renda mensal de até R$ 89,01 por pessoa. Já uma família pobre é aquela que recebe de R$ 89,01 a R$ 178 por pessoa, mas essa precisa ter gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes em sua composição.

Como verificar se já estou no CadÚnico?

Se você ainda não sabe se está inscrito no CadÚnico, precisa verificar essa informação na plataforma do Meu CadÚnico (meucadunico.cidadania.gov.br). Também é possível checar pelo celular, no aplicativo do sistema.

Confira quem pode ser incluído no cadastro:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550) por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários (R$ 3.300);
  • Pessoas ou famílias em situação de rua;
  • Famílias que não se encaixam em nenhuma dessas situações, mas que sejam público alvo de programas específicos.

Como atualizar o CadÚnico?

A cada dois anos, o cidadão é responsável por atualizar suas informações na plataforma. Deixar de informar alguma mudança importante, como endereço e renda mensal, pode causar a suspensão de benefícios, inclusive do Auxílio Brasil.

Para evitar que isso ocorra, é importante comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar os documentos que comprovem a alteração. Durante a pandemia, o governo também está autorizando a atualização de dados por telefone ou meio eletrônico.

Todas as informações sobre o procedimento podem ser consultadas pelo telefone 0800 707 2003, na opção 5. O atendimento é gratuito e vai de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

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