Conecte-se conosco

Curiosidades

Descubra por que você não encontra garrafas de 1 litro de vinho no mercado

Os tipos e as marcas são diversos, mas há uma dúvida acerca do modo como todo vinho é distribuído: Por que não há garrafas de 1 litro?

Publicado

em

O vinho é uma bebida bastante consumida em diversos países, sobretudo em Portugal, França e Itália. O Brasil fica em 13º lugar na lista dos países que mais consomem a bebida. Somente no ano passado, mais de 400 milhões de litros foram consumidos aqui, dos quais cerca de 92% era de tinto.

O consumo aumentou depois da pandemia de covid-19. Outro ponto que também pode ter influenciado é o aquecimento global. Isso porque nos últimos anos a temperatura esteve abaixo do normal em muitos lugares, e todos sabem que um “friozinho” pede um vinho.

O vinho agrada diferentes paladares justamente por sua variedade. De categoria para categoria, tudo pode mudar, seja no sabor, no teor alcoólico ou até mesmo na cor.

O vinho pode variar entre tinto, rosé, branco, espumante e licoroso. Cada tipo de vinho apresenta diferentes categorias e diferentes receitas, mas há uma dúvida acerca do modo como todo vinho é distribuído: Por que, afinal, não há garrafas de 1 litro?

No século XIX, quando o Reino Unido era o maior importador de vinho francês, a unidade de medida utilizada na comercialização era a do sistema imperial inglês. Na maioria das vezes, a Inglaterra usava galões que tinham a capacidade de 4.546 de armazenamento.

Se dividirmos esse valor por seis, teremos o resultado de 750. Foi exatamente isso que os ingleses fizeram na época, a fim de que seus principais clientes fossem atendidos. Afinal, uma garrafa de quase cinco litros não é tão fácil de ser carregada quanto uma de 700 ml.

Hoje, mesmo dois séculos depois dessa divisão de quantidade de vinho por garrafas, o padrão ainda segue o mesmo. Mas isso não significa que o vinho seja comercializado apenas em garrafas de 750 ml.

Na lista de tamanhos de garrafas de vinho temos a garrafa tradicional (750 ml), a de sobremesa (500 ml), a magnum (1,5 l) e a salmanazar ou mordecai (9 l). A quantidade pode, ainda, chegar a 30 litros, como é o caso da melquisedeque.

Como há séculos os europeus são os maiores produtores de vinho do mundo, é plausível que se mantenha essa tradição de garrafa de 750 ml, já que a bebida está literalmente inserida na tradição europeia desde a época da colonização.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS