Saúde
8 alimentos que podem ser consumidos mesmo após vencidos
Ingerir alimentos vencidos causa danos à saúde, mas alguns podem ser consumidos após ultrapassado o prazo de validade.
O prazo de validade de qualquer produto determina até quando ele pode ser consumido sem causar nenhum dano. No caso dos alimentos isso não é diferente, e as consequências da ingestão de um item vencido é de total responsabilidade do indivíduo.
Entre os efeitos dessa ação podemos citar a clássica intoxicação alimentar, condição caracterizada por vômitos e fortes dores abdominais, além de riscos maiores como febre, calafrios e até infecção causada por bactérias. No pior dos casos, a pessoa pode ir a óbito.
A data limite para consumo é definida a partir dos chamados testes de vida de prateleira. A textura, a cor, o cheiro, a aparência e eventuais alterações no sabor do produto também são analisados, além dos possíveis riscos à saúde.
É certo afirmar que ingerir os alimentos vencidos causa danos à saúde, mas existem algumas exceções. Afinal, é possível consumir algum produto alimentício com prazo de validade ultrapassado sem sofrer nenhuma consequência?
Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos
O prazo de validade sempre é determinado dentro de uma margem de segurança, portanto, há sim alguns alimentos que podem ser consumidos após esse período. Uma pesquisa recente indicou os seguintes itens:
Barra de chocolate
Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
Café
Caso a embalagem do pó de café esteja aberta, é importante utilizar o produto somente até a data de validade. No entanto, se o café estiver com sua embalagem devidamente lacrada, é possível usá-lo em até um após o limite.
Farinha
Se a farinha estiver bem armazenada, poderá ser usada normalmente nas refeições por até seis meses após o vencimento.
Iogurte
Esse produto pode também ser consumido depois do fim da validade, no entanto, o prazo máximo é de uma semana. Além disso, a dica só vale para o produto armazenado na geladeira e com boa aparência.
Macarrão e arroz
Quando bem armazenados, esses dois ingredientes podem ser usados até um ano após o término do prazo de validade.
Ovos cozidos
Os ovos cozidos, se guardados na geladeira, podem ser ingeridos em até 21 dias.
Queijo
Esse tempo depende da categoria do queijo. Geralmente, quando o produto apresenta uma característica de massa mais crua, o consumo pode ser feiro em até 10 meses após a validade. Já aqueles de massa mais flexíveis devem ser ingeridos em no máximo 10 dias.
Salsicha
Pode ser consumida em até 10 dias se, ao ferver a salsicha vencida por 10 minutos, a pessoa não observar alterações que indiquem que o ela está imprópria para consumo.

-
Bancos18 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF14 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia10 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas6 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação