Conecte-se conosco

Agronegócio

Muito além da coceira… A urtiga também tem vários benefícios

Rica em vitaminas, a espécie possui propriedades medicinais significativas. Confira os detalhes dessa plantinha curiosa!

Publicado

em

A urtiga, também conhecida como urtigão, ortiga ou urtiga-maior, é uma planta com propriedades medicinais rica em vitaminas A, C e K, polifenóis, flavonóides e minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Com ação anti-inflamatória e antioxidante, a urtiga é comumente aproveitada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.

Desse modo, suas folhas podem ser usadas na forma de chá, bem como, suas raízes. A planta pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres e é imprescindível que seja utilizada com indicação médica, já que há contraindicações.

Sendo assim, conheça as principais propriedades da planta, seus benefícios e saiba como fazer o chá da erva.

Principais propriedades

A urtiga possui propriedades medicinais significativas, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, diurética e antidiabética.

Ademais, conta com flavonóides, polifenóis, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio em sua composição. Assim, a urtiga auxilia a reforçar o sistema imunológico e é especialmente indicado para as seguintes finalidades:

  1. Tratamento de artrite e reumatismo;
  2. Ajuda a controlar a pressão alta;
  3. Auxilia no controle do diabetes;
  4. É eficaz no tratamento de rinite e tosse alérgica;
  5. Auxilia no tratamento de dor muscular;
  6. Previne inflamação nas gengivas;
  7. Ajuda a evitar anemia;
  8. Ajuda no tratamento de infecção urinária.

Chá de urtiga

O chá pode ser feito por infusão, de forma bem simples. Para isso, basta adicionar uma colher de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e beba até 2 xícaras por dia.

É importante não consumir sem auxilio medico e nem em quantidades maiores do que as recomendadas, já que a planta, se consumida de forma errada, pode diminuir muito a pressão arterial. Além disso, não é indicada para gravidas, pessoas com insuficiência renal ou com problemas cardíacos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS