Agronegócio
Cientistas modificam galinhas para terem apenas filhotes fêmeas
Cientistas israelenses modificam DNA de aves para terem apenas filhotes fêmeas funcionais.
Uma galinha leva, em média, de 25 a 26 horas para gerar um ovo em seu organismo, para botá-lo segundos depois de pronto e aguardar 21 dias para ser chocado.
Nos dias atuais, esse trabalho de 21 dias pode ser feito por empresas em máquinas conhecidas como incubadoras, fornecendo a temperatura adequada para gerar o filhote. Isso acontece devido à alta demanda de ovos, enquanto uma galinha choca apenas 12 ovos por vez, a incubadora é capaz de chocar até 150 mil.
O que poucos sabem é que milhões de pintinhos machos são descartados todos os anos em diversas granjas, sendo, muitas vezes, triturados ainda vivos, por não serem úteis ao não produzir ovos.
Cientistas israelenses, vinculados a empresa Huminn Poultry, realizam testes para desenvolver um novo modelo de produção. Eles buscam uma forma de modificar a genética das aves para terem apenas filhotes fêmeas que botem ovos, chamada “Galinha Golda” por eles.
A pesquisa, desenvolvida pela empresa e pelo Instituto Volcani, até o momento, não foi publicada e nem passou por revisões de outros cientistas ou pesquisadores independentes.
Segundo os criadores, a modificação do DNA não causa riscos aos humanos, além disso, não é possível identificar as alterações genéticas nos ovos e aves geradas.
Como o processo é realizado?
Os cientistas buscam interromper o desenvolvimento do embrião, mediante inclusão de um novo gene no DNA das aves mães. O novo gene somente é ativo na exposição da luz azul, que não tem efeito algum em embriões fêmeas.
“O próximo passo importante é ver se a galinha e as fêmeas que ela produz, que vão colocar ovos para consumo humano, podem ter uma vida útil comercial, sem que surjam quaisquer problemas inesperados de bem-estar“, pontua Peter Stephenson, da Compassion in World Farming (Ciwf), sobre o futuro da pesquisa.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas