Economia
Minha Casa Minha Vida x Casa Verde e Amarela: quais são as diferenças?
Esses programas são dedicados a habitação da população em situação vulnerabilidade, mas a final, quais as diferenças entre eles?
Existem dois programas sociais, de cunho habitacional, que foram dedicados à população em situação de vulnerabilidade.
Os programas sociais desse tipo existem há muito tempo, entre eles, temos os mais conhecidos são: o Minha Casa Minha Vida, que foi criado em 2009, pelo governo de Lula e o Casa Verde e Amarela, que foi criado em 2020, pelo governo do presidente Bolsonaro.
Mas afinal, quais são as diferenças entre esses dois programas?
O programa atualmente vigente é o Casa Verde e Amarela, no entanto, com a volta de um governo petista, deve retornar à vigência o Minha Casa Minha Vida. Além da diferença entre os nomes, os programas tem diferenças em suas regras, taxas e juros.
Como funciona o Casa Verde e Amarela?
No Casa Verde e Amarela, que foi criado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano de 2020, existe uma divisão de grupos, conforme a renda salarial, sendo esses o grupo 1, para aqueles que recebem até 2 mil reais mensais.
O grupo 2, para quem recebe até 4 mil reais mensais. E o grupo 3, dedicado àqueles que recebem até 7 mil reais mensais. Nenhum desses grupos é isento de pagar taxas de juros e a alíquota pode ser diferente dependendo da região.
Aqueles que se enquadram no grupo 1 e residem nas regiões norte e nordeste, pagam uma taxa de juros entre 4,75% e 5%. No caso de cotistas do FGTS, os juros são entre 4,5% e 4,75%.
Já para a região sul, sudeste e centro-oeste, o valor do juros é de 5% a 5,25%. Para cotistas do FGTS, o juros fica entre 4,5% e 4,75%.
Para o grupo 2, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, o juros é entre 5,5% e 7%, já para cotistas do FGTS é entre 5% e 6,5%. Nas regiões norte e nordeste fica entre 5,25% e 7%, já para os cotistas do FGTS, o valor é entre 4,75% a 6,5%.
Para o grupo 3, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, o juros é entre 8,16% e já para cotistas do FGTS é entre 7,66%. Nas regiões norte e nordeste é 8,16%, já para os cotistas do FGTS, o valor é 7,66%.
Como funciona o Minha Casa Minha Vida?
Esse programa também tem a intenção de auxiliar os brasileiros a adquirirem a casa própria e também é baseado na divisão de grupos por renda.
Aqueles que recebem até 1,8 mil reais se enquadram na “Faixa 1”. Os que recebem até 2,6 mil reais, se enquadram na “Faixa 1.5”. Já os que recebem mensalmente até 4 mil reais, são parte da “Faixa 2”. E, por fim, aqueles que recebem até 7 mil reais, se enquadram na “Faixa 3”.
Cada uma das faixas possuem diferentes taxas de juros. Por exemplo, a Faixa 1 não paga juros algum e as prestações devem ser no valor de até 270 reais.
Porém, a Faixa 1.5 deve pagar 5% de juros, e no caso de ser cotista do FGTS o valor é de 4,5%. Faixa 2, por sua vez, deve pagar entre 5,5% e 7% de juros. No caso de ser cotista do FGTS, o valor é entre 5% e 6,5%.
Por fim, a Faixa 3 deve pagar 8,16% de juros, e no caso de ser cotista do FGTS o valor é de 7,66%.
Agora você já sabe quais são as diferenças entre esses dois programas sociais de cunho habitacional.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?