Conecte-se conosco

Economia

Preço da gasolina ficará mais caro ou mais barato em 2023? Saiba o que esperar

Em 2022, valor da gasolina passou por altos e baixos, por isso há uma preocupação sobre qual será o preço no próximo ano.

Publicado

em

Valor da gasolina volta a subir e ASSUSTA consumidores brasileiros

O preço da gasolina é algo que assusta os brasileiros. O valor passou por sucessivas altas durante este ano, e aqueles que dependem do combustível para trabalhar foram os que mais sentiram o aumento no bolso. É o caso, por exemplo, dos motoristas de aplicativo, entregadores e caminhoneiros.

O aumento implica diversas outras áreas, como o custo do transporte público e dos alimentos, o que torna a preocupação da população geral algo bastante plausível. Mas afinal, o que devemos esperar para 2023: aumento ou queda no preço do combustível?

O custo do produto é determinado por diversos fatores, entre eles a cotação do dólar e o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) cobrado pelos estados. Além disso, em 2022, o país registrou uma forte alta da inflação, movimento que elevou não somente a gasolina, mas também diversos outros itens essenciais.

O que esperar para 2023?

O ICMS é o motivo pelo qual a gasolina pode ter um valor diferente dependendo do estado onde é vendida. Em 2022, a fim de diminuir os preços para o consumidor final, o governo federal limitou a alíquota do imposto, ou seja, definiu um valor máximo para a cobrança.

A medida acabou afetando a arrecadação dos estados, que contavam com as taxas há anos. Mesmo após uma série de reclamações, o Supremo Tribunal Federal (STF) segue buscando uma maneira de compensar os governos estaduais pelas perdas geradas pela limitação.

Em 2023, o imposto voltará a ser cobrado e o valor do combustível deve subir novamente. Por isso, o consumidor deve esperar pagar mais caro no próximo ano caso nenhuma medida adicional seja tomada pelo governo

Vale destacar que o STF continua considerando o gás de cozinha, o diesel e o gás natural como itens essenciais para os brasileiros, e por isso a cobrança do ICMS não deverá ser aplicada sobre esses itens. O único produto que terá a incidência do imposto é a gasolina.

Mesmo sabendo que o preço irá aumentar no ano que vem, ainda não é possível fazer especulações de quanto será a alta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS