Conecte-se conosco

Saúde

Veja dicas para evitar bactérias no seu lar!

Muitos erros de higiene básicos podem levar à proliferação de bactérias na sua casa. Veja como evitar e se prevenir.

Publicado

em

Você tem o costume de higienizar o seu banheiro toda semana? Com que frequência você troca os tapetes e as toalhas de banho? Alguns hábitos rotineiros podem encher sua casa de bactérias, afetando diretamente sua saúde.

As bactérias, como muitos sabem,  são seres vivos que podem causar doenças em seres humanos, em alguns casos , em outros, elas passam de vilões para mocinhos,  se tornam importantes quando utilizadas na fabricação de alimentos, como por exemplo iogurtes.

Podemos encontrar bactérias por todos os lados. A falta de higiene e o descuido podem provocar a proliferação desses seres vivos, tornando o ambiente perigoso para a saúde de sua família. 

Segundo especialistas, a resistência de alguns humanos aos antibióticos que combatem esses seres agrava infeções como pneumonia, apendicite e outras. Muitas dessas condições são responsáveis por mais mortes anualmente do que HIV e malária.

Um dos lugares que mais os germes habitam é na cozinha. Por isso a intoxicações alimentares são causas recorrentes de mal estar nos lares.  A pia, por exemplo é o local preferido das bactérias, tendo em vista que é o local que mais apoiamos ou frequentemente descongelamos alimentos crus como carnes e frangos, sem a devida higienização.

Sem contar que  a maioria das doenças bacterianas são transmitidas por alimentos contaminados ou pelo contato direto com pessoas doentes.

Para evitar a proliferação de bactérias, podemos readequar novos hábitos, como evitar  para evitar deixar comida dentro da panela e fora da geladeira após o consumo. Em alguns casos, esse hábito é tão grave que pode causar até intoxicação alimentar.

Bem como comer alimentos que caíram no chão, quando um alimento cair no chão, nem pense em pegar de volta e comer antes de lavar. Outra medida importante é evitar deixar o pano de prato secando na pia ou  usar a mesma esponja de lavar louça por muito tempo: outro erro tão comum e perigoso. Usar a mesma esponja pode aumentar a contaminação por bactérias, por isso os especialistas recomendam a troca uma vez na semana.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS