Economia
Pare de passar calor: economize energia com seu ar-condicionado seguindo estas 4 dicas
Se você quer utilizar seu ar-condicionado sem medo, e ainda economizando energia elétrica, confira estas dicas super simples.
Se você possui um ar-condicionado em casa e o utiliza com frequência, sabe que ele gera um aumento na conta de luz. Ele costuma ser mais gastador que outros eletrodomésticos, ainda mais quando utilizado de forma não tão proveitosa.
Com o calor que toma conta do país nessa época do ano, o ar-condicionado se torna praticamente indispensável nas casas brasileiras. Porém, seu uso geralmente é controlado, devido ao valor que ele gera na conta de energia.
Mas você não precisa controlar o uso do aparelho para economizar na conta de luz. Basta apenas utilizá-lo da maneira correta.
Alguns fatores influenciam no gasto de energia do aparelho, como suas configurações e instalação, e nós vamos te explicar tudo direitinho. Então, pare de passar calor com estas dicas sobre como economizar utilizando o seu ar-condicionado!
Escolha o aparelho certo
Se você ainda não fez a compra do seu ar-condicionado, fique atento às configurações, pois o gasto de energia está muito ligado a elas. A primeira coisa que você deve observar é a sua eficiência, pois aparelhos menos eficientes geram mais gastos, já que fazem mais força para resfriar.
Você consegue encontrar essa informação na etiqueta que fala sobre a capacidade de resfriamento. Neste caso, vale investir em aparelhos que possuem uma maior eficiência, pois a economia virá a longo prazo.
Instale no local correto
Você terá um melhor aproveitamento do seu ar-condicionado se instalá-lo em um local estratégico, pois ele conseguirá fazer o resfriamento do ambiente com mais facilidade.
Para saber qual o local correto para instalar seu aparelho, é preciso considerar a quantidade de BTU/h, as aberturas, a circulação de pessoas, o tamanho do ambiente, entre outros fatores.
Por isso, é importante contratar um profissional de confiança para fazer o serviço, pois ele saberá determinar em qual local seu aparelho terá um melhor aproveitamento.
Cuidado com a temperatura
Quando está muito calor, costumamos diminuir muito a temperatura, mas isso consome mais energia, pois o aparelho precisa trabalhar mais para resfriar o ambiente até uma temperatura muito baixa.
Estudos mostram que a temperatura ideal para se utilizar um ar-condicionado é 23ºC. Isso porque, além de ser uma temperatura agradável, gera menos esforços de resfriamento e, consequentemente, uma economia de energia.
Limpe o filtro
Quando o filtro está sujo, o ar encontra maiores dificuldades para sair, o que acaba gerando uma sobrecarga no aparelho, aumentando o gasto de energia. Utilizar o aparelho assim por muito tempo pode gerar problemas técnicos, e ainda espalhar fungos que prejudicam a saúde respiratória.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia10 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia16 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?