Conecte-se conosco

Agronegócio

Querendo apimentar as coisas? Então cultive pimenta-malagueta!

Versátil e de fácil cultivo, a pimenta-malagueta pode ser plantada em vasinhos, em casa. Confira as dicas e aproveite!

Publicado

em

A pimenta-malagueta, muito popular e versátil, apresenta utilidades significativas, especialmente na culinária. Usada para agregar sabor especial e dar picância a pratos salgados e doces, a pimenta-malagueta pode ser cultivada de forma muito simples e pratica.

Para isso, contudo, é indispensável seguir alguns passos essenciais.  É importante salientar que as espécies de pimenta comercializadas como malagueta, via de regra, são espécies híbridas, resultantes de cruzamentos realizados para desenvolver variedades mais produtivas, mais resistentes a pragas e menos atrativas aos pássaros e insetos, uma vez que a malaguetinha original é altamente susceptível a todos esses ataques.

Sendo assim, o cultivo dessa espécie é superprático e você pode plantar sua pimenta em vasos, dentro de casa, bastando, para isso, deixa-la em local bem iluminado. Acompanhe as principais dicas para obter sucesso no cultivo da planta.

Plantio em vasos

Propagação

Primeiro, separe as sementes. Você pode adquirir sementes de pimenta-malagueta em viveiros, floriculturas, lojas especializadas e até em supermercados a preços muito acessíveis. Outra opção é comprar a muda já desenvolvida. Nesse caso, opte pelas mais bonitas e saudáveis.

Para o processo de germinação das sementes, faça um buraco de 4 a 5 cm no solo e coloque três delas. Nesse início, plante em recipientes menores, como minissementeiras ou até mesmo copos descartáveis. Cubra a abertura com terra e regue sem exageros. Após a germinação, quando a semente virar uma pequena muda de três ou quatro folhas, é preciso transportá-la para O vaso maior e definitivo.

Vaso e substrato

Escolha um vaso de tamanho médio e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha com substrato apropriado: terra, húmus de minhoca ou esterco bem curtido e uma pequena parte de areia (somente para manter a areação e facilitar a drenagem da água). 

Faça o transplante da muda com cuidado para não machucar as raízes. Uma dica, é realizar o transplante com o solo seco. 

Regas

As regas devem ser regulares, de modo que o solo fique levemente úmido, especialmente nos primeiros dias. 

Luminosidade

As condições de luminosidade devem ser sempre boas. Todavia, até que a planta germine e fique firme, o ideal é mantê-la à meia sombra. Depois do transplante, recomenda-se que haja incidência de luz direta.

Poda

A poda deve ser feita pelo menos uma vez por ano, com tesoura adequada. Isso garante crescimento bom e pimentas de qualidade. Além disso, essa prática deixa o pé mais forte e resistente.

Colheita

Normalmente, a colheita se dá após três meses, a depender das condições de cultivo. Além disso, é importante retirar os frutos com delicadeza para não danificar a planta.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS