Educação
Governo concede chip a famílias inscritas no Cadastro Único; Saiba como solicitar o seu
Estudantes que pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único têm direito ao benefício que concede acesso à internet.
Você sabia que cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) têm direito a um chip com 20GB de internet? É isso mesmo. O programa é chamado de Internet Brasil e oferece chips para celular com pacotes de 20 GB de internet móvel.
O Programa Internet Brasil foi uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino e às suas famílias cadastradas no CadÚnico.
O Governo Federal anunciou a entrega de mais de 6 mil chips em 15 escolas de quatro estados brasileiros no começo deste mês. As cidades atendidas estão presente no Nordeste. São elas: Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE).
Como funciona o chip?
Os chips disponibilizados pelo Governo Federal são neutros, todos iguais, porém contam com tecnologia que permite a ativação diretamente de uma central de comando.
Além disso, vêm com 20 GB de internet banda larga e a renovação é automática e mensal. Porém, não é possível renovar a internet antes da virada do mês. Se o beneficiário consumir todos os gigas disponibilizados, será necessário aguardar a renovação automática do pacote mensal.
Como faço para solicitar o chip?
Para receber o chip é preciso estar matriculado em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, o estudante precisa pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único, além de ter um celular compatível com o chip.
Se você deseja se inscrever no CadÚnico para ter direito ao benefício, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com todos os documentos da família.
Durante o atendimento, o profissional do CRAS irá realizar uma entrevista para saber se você tem direito ao benefício. Vale lembrar que a inscrição não garante que você entrará automaticamente no programa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp