Economia
O 13° terceiro irá sofrer alterações em 2023? Saiba qual é a previsão
O que podemos afirmar é que o ajuste feito pelo atual governo está garantido, mas novas alterações devem ser definidas no governo de Lula
O 13° terceiro sofreu uma alteração nos anos de 2020, 2021 e 2022 devido aos efeitos da COVID-19 na economia de nosso país. Isso fez com que muitos ficassem com a pulga atrás da orelha se o mesmo acontecerá em 2023.
O que podemos afirmar é que, até o momento, o ajuste feito no governo do presidente Jair Bolsonaro é válido, mas não se pode garantir nada a partir da posse do novo presidente Lula, já que quando muda o governo, tudo está sujeito a mudanças. A nova equipe é que vai definir qual o futuro do 13° terceiro.
O ministério da previdência do atual governo não pode alegar nada a favor ou contra, já que, em breve, o assunto não estará mais sob sua autoridade. Lula relatou ter forte desejo em realizar muitas mudanças, então, podemos nos manter preparados para novidades.
Outra dúvida comum é em relação a quem tem direito ao 13° do INSS, ou seja, aposentados, beneficiados de auxílio-acidente, auxílio por incapacidade definitiva ou temporária, pensão por morte, salário maternidade e auxílio reclusão.
A segunda parcela do 13° foi paga em dezembro deste ano. Sempre muito aguardado, por ser o valor que os trabalhadores brasileiros aguardam com mais expectativa, a partir do próximo ano não deverá de forma alguma ser menos do que um salário.
Todo profissional, seja ele urbano ou não, que tem a carteira assinada, possui o direito de receber o 13° terceiro. Inclusive, aqueles que estão afastados por auxílio-doença ou maternidade que também recebem. Vale lembrar que as empresas podem optar por pagar tudo por inteiro ao invés de dividir em parcelas.
Para mais informações, é preciso aguardar que o novo governo chegue e defina se vamos ou não ter mudanças no abono salarial natalino. Caso haja, o esperado é que não afetem o dinheiro tão aguardado por todos os trabalhadores de carteira assinada.

-
Finanças13 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo5 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio17 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento