Política
Lula avalia novo auxílio de R$ 300 para a população
Bolsa Verde deve retornar neste ano, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em áreas de preservação.
Mais um benefício pode favorecer pessoas em situação de vulnerabilidade: o Bolsa Verde. A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está discutindo a possibilidade de retomar o auxílio e já sinaliza positivamente o retorno do programa em 2023.
A iniciativa não é novidade no Brasil. Criado durante o governo Dilma, o Bolsa Verde era destinado às famílias que vivem em áreas de preservação ambiental. Caso seja aprovado, ele deve entrar em vigor neste ano em um formato muito semelhante à versão anterior, com pagamentos de R$ 300 a cada três meses para os participantes.
Critérios do Bolsa Verde
Como mencionado, a ação é voltada para famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em área de interesse para proteção ambiental. Para se beneficiar do Bolsa Verde, o cidadão deve se comprometer a cuidar da região onde vive e utilizar os recursos naturais locais de forma sustentável e com foco na preservação da natureza, além de ajudar no trabalho de monitoramento e proteção desses locais.
O objetivo é, além de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade, colaborar com a preservação ambiental. Atualmente, os fiscais do ICMBio e do Ibama, mesmo que em números grandiosos, não têm condições de estar em todos os pontos necessários do país, segundo a avaliação do próprio governo.
Assim, com a volta do Bolsa Verde, os próprios cidadãos beneficiados poderão auxiliar nesse processo, desempenhando um papel importante de apoio e proteção das do ambiente e dos recursos naturais.
Para ter acesso ao benefício, as famílias também devem estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Outro ponto que merece destaque é que as áreas de proteção serão definidas pelo governo, com base no que for identificado com maior prioridade para o programa.
A seleção das regiões de interesse será feita de acordo com critérios próprios de órgãos especializados, que usam como parâmetro a priorização das reservas, a verificação dos recursos naturais, a extinção de espécies e motivos semelhantes.

-
Tecnologia21 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mercado de Trabalho6 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários