Conecte-se conosco

Política

Lula avalia novo auxílio de R$ 300 para a população

Bolsa Verde deve retornar neste ano, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em áreas de preservação.

Publicado

em

Mais um benefício pode favorecer pessoas em situação de vulnerabilidade: o Bolsa Verde. A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está discutindo a possibilidade de retomar o auxílio e já sinaliza positivamente o retorno do programa em 2023.

A iniciativa não é novidade no Brasil. Criado durante o governo Dilma, o Bolsa Verde era destinado às famílias que vivem em áreas de preservação ambiental. Caso seja aprovado, ele deve entrar em vigor neste ano em um formato muito semelhante à versão anterior, com pagamentos de R$ 300 a cada três meses para os participantes.

Critérios do Bolsa Verde

Como mencionado, a ação é voltada para famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em área de interesse para proteção ambiental. Para se beneficiar do Bolsa Verde, o cidadão deve se comprometer a cuidar da região onde vive e utilizar os recursos naturais locais de forma sustentável e com foco na preservação da natureza, além de ajudar no trabalho de monitoramento e proteção desses locais.

O objetivo é, além de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade, colaborar com a preservação ambiental. Atualmente, os fiscais do ICMBio e do Ibama, mesmo que em números grandiosos, não têm condições de estar em todos os pontos necessários do país, segundo a avaliação do próprio governo.

Assim, com a volta do Bolsa Verde, os próprios cidadãos beneficiados poderão auxiliar nesse processo, desempenhando um papel importante de apoio e proteção das do ambiente e dos recursos naturais.

Para ter acesso ao benefício, as famílias também devem estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Outro ponto que merece destaque é que as áreas de proteção serão definidas pelo governo, com base no que for identificado com maior prioridade para o programa.

A seleção das regiões de interesse será feita de acordo com critérios próprios de órgãos especializados, que usam como parâmetro a priorização das reservas, a verificação dos recursos naturais, a extinção de espécies e motivos semelhantes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS