Economia
Inflação altíssima! Venezuela pode ter acumulado 300% no fechamento de 2022
Dados ainda não foram divulgados, mas a estimativa é que a Venezuela tenha fechado 2022 com uma inflação altíssima.
A Venezuela pode ter atingido um índice de inflação altíssimo no ano passado, de acordo com as estimativas de entidades do país. Esse pode ser o motivo pelo qual o governo local ainda não divulgou os dados sobre o assunto.
Em outubro, o Banco Central da Venezuela informou que a inflação do país tinha chegado a 119,4%, o que já é um patamar bem alto. Porém, levantamentos mostram que a média estimada está próxima a 300%.
Um levantamento do Centro de Difusão do Conhecimento Econômico, a ONG Cedice, revela que o aumento no nível dos preços no país acumulou alta de 332,43% só no setor alimentício em 2022. Já o observatório Venezuelano de Finanças (OV) é mais otimista, mesmo sendo oposição ao governo, e estima acúmulo de 305,7%.
Embora os percentuais possam assustar, a situação já esteve pior. No ano de 2021, por exemplo, o Banco Central venezuelano divulgou resultados bem preocupantes que indicavam que a inflação acumulada havia alcançado 686,4%.
Volta do dólar
O custo de vida aumentou 27,01% no ano passado em relação ao ano anterior devido à depreciação da moeda local. Em 2019, Nicolás Maduro voltou a permitir o uso do dólar na Venezuela, prática proibida há 15 anos. Com o retorno, a moeda americana acabou dominando as ruas, tornando o bolívar mais desvalorizado.
Isso reflete na alta descompensada do indicador, que coloca o país com a nação com a maior inflação do mundo.
Como se tratam de estimativas, os dados levantados pelas entidades podem estar superestimados ou até mesmo otimistas. Entretanto, com a baixa da inflação registrada no segundo semestre do ano, é possível eles estejam corretos.
Mas algumas notícias são boas para o desenvolvimento do país. Segundo informações do Banco Central local, o Produto Interno Bruto (PIB) do país fechou 2022 com crescimento de 18,7%, “o maior da América Latina por quatro semestres consecutivos”.

-
Mundo16 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças24 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia20 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Agronegócio17 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira