Conecte-se conosco

Economia

Inflação altíssima! Venezuela pode ter acumulado 300% no fechamento de 2022

Dados ainda não foram divulgados, mas a estimativa é que a Venezuela tenha fechado 2022 com uma inflação altíssima.

Publicado

em

A Venezuela pode ter atingido um índice de inflação altíssimo no ano passado, de acordo com as estimativas de entidades do país. Esse pode ser o motivo pelo qual o governo local ainda não divulgou os dados sobre o assunto.

Em outubro, o Banco Central da Venezuela informou que a inflação do país tinha chegado a 119,4%, o que já é um patamar bem alto. Porém, levantamentos mostram que a média estimada está próxima a 300%.

Um levantamento do Centro de Difusão do Conhecimento Econômico, a ONG Cedice, revela que o aumento no nível dos preços no país acumulou alta de 332,43% só no setor alimentício em 2022. Já o observatório Venezuelano de Finanças (OV) é mais otimista, mesmo sendo oposição ao governo, e estima acúmulo de 305,7%.

Embora os percentuais possam assustar, a situação já esteve pior. No ano de 2021, por exemplo, o Banco Central venezuelano divulgou resultados bem preocupantes que indicavam que a inflação acumulada havia alcançado 686,4%.

Volta do dólar

O custo de vida aumentou 27,01% no ano passado em relação ao ano anterior devido à depreciação da moeda local. Em 2019, Nicolás Maduro voltou a permitir o uso do dólar na Venezuela, prática proibida há 15 anos. Com o retorno, a moeda americana acabou dominando as ruas, tornando o bolívar mais desvalorizado.

Isso reflete na alta descompensada do indicador, que coloca o país com a nação com a maior inflação do mundo.

Como se tratam de estimativas, os dados levantados pelas entidades podem estar superestimados ou até mesmo otimistas. Entretanto, com a baixa da inflação registrada no segundo semestre do ano, é possível eles estejam corretos.

Mas algumas notícias são boas para o desenvolvimento do país. Segundo informações do Banco Central local, o Produto Interno Bruto (PIB) do país fechou 2022 com crescimento de 18,7%, “o maior da América Latina por quatro semestres consecutivos”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS