Conecte-se conosco

Economia

Pela 1ª vez em quatro anos, poupança supera inflação

Cadernetas renderam 7,9% no ano passado, acima do IPCA, que variou 5,79%

Publicado

em

Pela primeira vez, em quatro anos, o rendimento das cadernetas de poupança superou a inflação, em que as primeiras foram corrigidas em 7,9%, enquanto que a segunda avançou 5,79% (variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA), segundo informou, hoje (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A título de esclarecimento, informa-se que o IPCA é o indicador oficial da inflação brasileira, pelo qual o Banco Central (BC) define a taxa básica de juros, a Selic. Conforme consta da Calculadora do Cidadão, ferramenta disponível no site do BC, o rendimento de 7,9% da poupança foi apurado no período entre 1º de janeiro de 2022 a 1º de fevereiro deste ano.

Embora tenha apresentado rendimento acima da inflação, a poupança teve desempenho abaixo de outras aplicações de renda fixa, a exemplo do Certificado de Depósito Bancário (CDB), que rendeu 12,25% no ano passado ou 6,24 pontos acima da inflação. Ainda assim, a a caderneta superou a variação da Bolsa de Valores, pois o Ibovespa valorizou somente 4,69%, isto é, ficou 1,1 ponto percentual aquém do índice inflacionário.

Combinação perversa – Diferentemente do cenário de 2018 – quando o rendimento da caderneta havia superado em 0,85% o IPCA em 12 meses daquele ano – a combinação de inflação alta com juros baixos, que se manteve ao longo de 2021 e o início do ano passado, acabou comprometendo o rendimento da poupança

O quadro mais recente foi montado no período de março de 2021 a agosto de 2022, quando a Selic pilotada pelo BC saltou de 2% ao ano para 13,75% ao ano. Ao mesmo tempo, a inflação, medida pelo IPCA, passou de um patamar de dois dígitos para três deflações consecutivas (agosto, setembro e outubro), em decorrência das desonerações tributárias adotadas pelo governo federal nos combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo.

Pela regra, a poupança só rende 6,17% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR), somente quando a Selic supera o nível de 8,5% ao ano, o que ocorreu em dezembro de 2021, ao subir para 9,25% ao ano. Caso os juros da Selic fiquem abaixo desse patamar, as cadernetas rendem somente 70% da Selic.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS