Agronegócio
Conheça 4 MARAVILHOSOS MOTIVOS para você consumir o saboroso figo!
Rico em fibras, o figo traz vários benefícios para a saúde do organismo e pode ser consumido diariamente. Veja detalhes!
O figo é o fruto da figueira (Ficus carica), árvore pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. O fruto é consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos, e se destaca por sua versatilidade, além do sabor peculiar. Trata-se de uma fruta com ótimas quantidades de fibras.
Além disso, o figo também contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que combatem as radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce.
O figo de casca roxa e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm um sabor levemente adocicado e são geralmente encontrados em supermercados, feiras e mercados municipais. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas. Além disso, as folhas da figueira, a árvore que produz o figo, também pode ser usada no preparo de chás.
Sendo assim, acompanhe 4 benefícios que o consumo da fruta proporciona para a saúde.
-
Combate a prisão de ventre
O figo tem boas quantidades de fibras, que contribuem para o transito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Além disso, o figo também contém propriedades bactericidas e antioxidantes, e, por isso, estimula a produção das bactérias benéficas do intestino.
-
Ajuda a prevenir e controlar a diabetes
Mais uma vez as fibras presentes no figo ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar no organismo, equilibrando os níveis de glicose e insulina no sangue.
-
Diminui colesterol e triglicerídeos
O figo é rico em fibras, bem como, flavonoides e carotenoides, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
-
Pode ajudar a evitar a osteoporose
A fruta também contém cálcio, fósforo e magnésio em sua composição, minerais que participam da formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteopenia e osteoporose.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Mundo6 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?
-
Finanças24 horas atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber