Conecte-se conosco

Agronegócio

Cogumelos comestíveis: conheça algumas espécies para investir no consumo

Listamos três espécies já bem conhecidas na culinária e que trazem vantagens no seu consumo. Veja quais são!

Publicado

em

Simples, versáteis e deliciosos, os cogumelos comestíveis possuem diversos benefícios para a nossa saúde. Com sua variedade de formatos, tamanhos, cores e sabores, esse alimento vem ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira.

Mas, você sabia que dá para cultivar esse alimento em casa de maneira simples e prática? Além de uma grande variedade de nutrientes e benefícios para o seu organismo, você ainda vai ter a praticidade de ter esse alimento sempre fresquinho na sua própria casa.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar as principais vantagens de inserir os cogumelos na alimentação e quais espécies cultivar. Confira!

Benefícios dos cogumelos comestíveis

Os cogumelos comestíveis possuem diversos nutrientes importantes para a nossa saúde, sendo fonte de vitaminas do complexo B e ricos em inúmeros minerais, além de conter baixo teor de calorias e gorduras.

Além disso, a maioria dos cogumelos prefere climas amenos e diferentes tipos de substrato, desde madeira, feno e palha. Dessa forma, não é necessário que o cultivo seja feito em local com muita luz solar para que o desenvolvimento aconteça de maneira saudável.

Veja a seguir três espécies ideais para cultivar em casa e desfrutar de todos os benefícios que esse alimento nos proporciona, mantendo assim, uma alimentação saudável e uma dieta balanceada.

Shimeji

A espécie shimeji, muito utilizada na culinária japonesa, é rica em minerais como vitamina C e ferro, além de ser fonte de fibras e proteínas. Sua colheita ocorre cerca de 90 dias após o cultivo, e é feita a partir do brotamento em pequenos buquês na palha.

Reprodução: Freepik

Shitake

Os cogumelos Shitake são um dos cogumelos mais populares no Brasil e são frequentemente usados em massas e saladas. Demora cerca de 120 a 180 dias para colher pois é plantado por inoculação do fungo da madeira.

Além disso, essa espécie é fonte de proteínas, potássio e fósforo, que regulam os níveis de colesterol e a pressão arterial.

Reprodução: Freepik

Paris

Comumente conhecidos como champignon, o cultivo de cogumelos Paris requer refrigeração e falta de luz. Pode ser colhida três meses após o plantio. Além disso, a espécie é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio, além de fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e na saciedade.

Reprodução: Freepik

Agora que você sabe os principais benefícios dos cogumelos comestíveis, que tal inserir essas espécies na sua alimentação?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS