Conecte-se conosco

Agronegócio

Cogumelo Shimeji: saiba como cultivar em casa

Conheça um pouco mais desse fungo que é fonte de nutrientes e ótimo para a saúde.

Publicado

em

Os cogumelos Shimeji são cada vez mais procurados em mercados e restaurantes. O aumento do consumo está associado ao aumento do interesse por alimentos saudáveis. Afinal, este fungo é rico em proteínas e baixo em calorias. 

Veja também: Tomates orgânicos: veja como cultivar seu próprio tomate orgânico

O cultivo pode ser iniciado a partir de cogumelos frescos ou de culturas adquiridas em laboratórios credenciados, a segunda opção é a mais viável e segura, pois o material especial produzido contém todas as substâncias necessárias para o desenvolvimento do cogumelo.

Então, hoje vamos ensinar como realizar o cultivo do cogumelo shimeji.  

Cultivo

Primeiro, o material adquirido é inserido em um substrato especial. O substrato deve ser composto por 50% de serragem de eucalipto. Além disso, deve conter 20% de arroz, 20% de casca de arroz e 10% de vermicomposto. 

O substrato então tem que passar por um pasteurizador para um processo de umedecimento e fertilização de duas semanas em uma sala a 70°C. Em seguida, coloque a mistura em um saco plástico preto e deixe por 90 dias sem luz a uma temperatura entre 21 e 24ºC.

A propósito, a bolsa deve ter orifícios pelos quais o fungo brotará. 

Shimeji é um cogumelo de clima temperado, ou seja, onde falta alta umidade. Para um bom desenvolvimento do fungo, a umidade deve ser controlada entre 70% e 90%. Além disso, a oxidação não deve falhar, pois os cogumelos não aceitam altas concentrações de dióxido de carbono (CO2). 

Colheita

Os cogumelos devem ser colhidos quando a parte redonda do shimeji medir 1 a 1,5 cm de diâmetro. Para que os blocos continuem produzindo, eles devem resistir ao choque térmico. Ou seja, mergulhe-os em água gelada por 6 horas. Você pode repetir esse método até 4 vezes.

Agora que você conhece mais sobre o cogumelo Shimeji, que tal iniciar sua própria produção?

 

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS