Economia
Aposentadoria especial: veja se ainda vale a pena solicitar esta modalidade
Se você trabalha em uma profissão que te expõe a riscos, é possível aproveitar para solicitar a aposentadoria especial. Veja como.
A aposentadoria conta com regras de contribuição e idade bem claras, que são semelhantes para a maioria dos contribuintes, porém, alguns trabalhadores podem ter uma certa aceleração neste processo.
Isso acontece devido ao risco que eles passam ao exercer suas funções, como exposição à violência, materiais tóxicos e equipamentos radioativos. Nesses casos, os profissionais recebem um adicional de insalubridade.
Essa insalubridade pode ser usada para acelerar o processo de aposentadoria por meio da aposentadoria especial, que desconta alguns anos de contribuição do cálculo. Vamos te explicar como funciona.
Quem já trabalhava com adicional de insalubridade antes da reforma da Previdência conta com uma redução de pontos e de contribuição para se aposentar, sendo:
- Atividades de baixo risco, 86 pontos, com pelo menos 25 anos de contribuição;
- Atividades de risco médio, 76 pontos, com pelo menos 20 anos de contribuição;
- Atividades de risco alto, 66 pontos, com pelo menos 15 anos de contribuição.
Após a reforma da Previdência, não tem valido a pena solicitar a aposentaria especial, pois o valor do benefício se refere a apenas 60% do valor, sendo acrescentado 2% para cada ano acima de 20 anos trabalhado.
Sendo assim, os trabalhadores preferem ficar mais tempo em seus cargos para melhorar o valor recebido de aposentadoria, optando pela modalidade comum.
É possível também utilizar isso na aposentadoria comum por meio de uma conversão. A conversão acontece no tempo de contribuição do trabalhador, que nesses casos valerá mais 40%. Se o segurado possui 5 anos de contribuição com adicional de insalubridade, com a conversão, passa a totalizar 7 anos.
Isso para os homens, pois para as mulheres a conversão vale 20%, então, considerando o mesmo caso, uma contribuição de 5 anos se eleva para 6 anos. A porcentagem é menor para as mulheres porque os anos de contribuição exigidos pelo INSS são menores também.
Dessa forma, mesmo aqueles trabalhadores que tenham contribuição mista podem aproveitar a insalubridade para aposentadoria comum.
Entre os profissionais que possuem o direito à insalubridade e, consequentemente, à aposentadoria especial, estão professores, bombeiros, dentistas, enfermeiros, mineiros, policiais, entre muitos outros.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio13 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças20 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer