Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria especial: veja se ainda vale a pena solicitar esta modalidade

Se você trabalha em uma profissão que te expõe a riscos, é possível aproveitar para solicitar a aposentadoria especial. Veja como.

Publicado

em

A aposentadoria conta com regras de contribuição e idade bem claras, que são semelhantes para a maioria dos contribuintes, porém, alguns trabalhadores podem ter uma certa aceleração neste processo.

Isso acontece devido ao risco que eles passam ao exercer suas funções, como exposição à violência, materiais tóxicos e equipamentos radioativos. Nesses casos, os profissionais recebem um adicional de insalubridade.

Essa insalubridade pode ser usada para acelerar o processo de aposentadoria por meio da aposentadoria especial, que desconta alguns anos de contribuição do cálculo. Vamos te explicar como funciona.

Quem já trabalhava com adicional de insalubridade antes da reforma da Previdência conta com uma redução de pontos e de contribuição para se aposentar, sendo:

  • Atividades de baixo risco, 86 pontos, com pelo menos 25 anos de contribuição;
  • Atividades de risco médio, 76 pontos, com pelo menos 20 anos de contribuição;
  • Atividades de risco alto, 66 pontos, com pelo menos 15 anos de contribuição.

Após a reforma da Previdência, não tem valido a pena solicitar a aposentaria especial, pois o valor do benefício se refere a apenas 60% do valor, sendo acrescentado 2% para cada ano acima de 20 anos trabalhado.

Sendo assim, os trabalhadores preferem ficar mais tempo em seus cargos para melhorar o valor recebido de aposentadoria, optando pela modalidade comum.

É possível também utilizar isso na aposentadoria comum por meio de uma conversão. A conversão acontece no tempo de contribuição do trabalhador, que nesses casos valerá mais 40%. Se o segurado possui 5 anos de contribuição com adicional de insalubridade, com a conversão, passa a totalizar 7 anos.

Isso para os homens, pois para as mulheres a conversão vale 20%, então, considerando o mesmo caso, uma contribuição de 5 anos se eleva para 6 anos. A porcentagem é menor para as mulheres porque os anos de contribuição exigidos pelo INSS são menores também.

Dessa forma, mesmo aqueles trabalhadores que tenham contribuição mista podem aproveitar a insalubridade para aposentadoria comum.

Entre os profissionais que possuem o direito à insalubridade e, consequentemente, à aposentadoria especial, estão professores, bombeiros, dentistas, enfermeiros, mineiros, policiais, entre muitos outros.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS