Tecnologia
Evite ser enganado: novo golpe rouba através da aproximação do cartão
Uma gangue brasileira especializada em crimes cibernéticos criou um novo software capaz de fraudar o pagamento por aproximação em algumas máquinas.
O avanço da tecnologia ao longo dos anos facilitou a vida de muita gente. A nova forma de comprar pelo cartão através da aproximação na máquina tem sido a escolha de um grande número de pessoas pela rapidez no processo de compra.
Com o cartão na mão ou com o seu celular/relógio cadastrado, você consegue fazer compras apenas pelo toque na maquina, evitando “expor” sua senha no momento da transação.
A compra gera um identificador único e é considerada um processo seguro. Mas se a aproximação do cartão conseguisse gerar fraudes? É o que veremos adiante.
Uma gangue brasileira especialista em crimes cibernéticos criou um novo software capaz de bloquear o pagamento por aproximação em algumas máquinas. O bloqueio obriga a pessoa a inserir o cartão de crédito e colocar a senha, o que gera a fraude.
O grupo já vinha sendo investigado pela polícia por gerar um vírus capaz de burlar a área financeira das transações brasileiras. O novo software, ou malware, como chamam os especialistas, é uma nova versão desse vírus, o Prilex, que está em circulação desde novembro.
É a primeira vez, no entanto, que a gangue consegue atingir este formato de transação.
Como perceber o golpe no cartão de aproximação?
Ao fazer a aproximação do cartão, a máquina infectada exibe a mensagem: “ERRO APROXIMAÇÃO (sic) INSIRA O CARTÃO (sic)”. Esse texto pode ser diferente, dependendo de outras versões do malware.
Dessa forma, o vírus presente na máquina força o consumidor a pagar do jeito tradicional, inserindo o cartão. Na segunda tentativa, tudo transcorre de forma normal, o que dá a entender que o erro da máquina seria um erro corriqueiro.
No entanto, a senha colocada pelo consumidor possibilita o envio das informações do cartão diretamente para os criminosos, que conseguem fazer compras fantasmas. Esse processo inibe o contato da máquina com o banco e/ou instituição financeira.
Além disso, a nova versão do vírus é capaz de filtrar os dados roubados, para selecionar apenas as bandeiras ou segmentos específicos, como cartões “black” e corporativos, que normalmente têm limites altos, o que faz o rombo ser ainda maior.
Segundo o chefe da pesquisa da Kaspersky na América Latina, empresa que divulgou a existência desta versão do vírus, o número de casos de atuação do golpe não é alto, o que pode indicar que ainda está em teste.
Uma vez a gangue comprovando que o vírus funciona e clona cartões, os criminosos podem vender o vírus para outros golpistas, gerando uma cadeia de crimes. Este recurso pode gerar uma disputa pela venda e compra de cartões valiosos que são copiados no golpe.
“O Prilex é bem direcionado. Não vão instalar o vírus na padaria da esquina“, afirma o chefe da pesquisa, e ele acrescenta: “Eles preferem empresas que movimentam valores expressivos“.
Enganação
Para instalar o vírus, os criminosos cibernéticos entram em contato com o estabelecimento comercial como se fossem funcionários das empresas de maquininhas ou das bandeiras do cartão.
Eles afirmam precisar de uma atualização no equipamento, o que leva a vítima a instalar uma ferramenta que libera o acesso remoto do computador. E aí, o golpe é colocado em prática. Nestes casos, os estabelecimentos desconhecem que estão praticando o golpe de forma indireta.
Como se proteger do golpe?
Quando aparecer o erro na máquina, você deve tentar novamente pagar por aproximação, se não tiver nenhum jeito, melhor pagar de outra forma. NÃO insira o cartão de nenhuma forma.
Ao detectar um gasto indevido no cartão, é preciso procurar o branco imediatamente para inibir a compra e fazer um boletim de ocorrência na delegacia de forma presencial ou on-line.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp