Finanças
Novo título do Tesouro pode beneficiar pais que desejam custear universidade dos filhos
Mais uma modalidade estudada pelo Tesouro Nacional, pode auxiliar no custeio de universidade. Veja como funciona.
Na última segunda-feira, o Tesouro Nacional anunciou a criação do RendA+, que é o título de investimento que visa rendimentos de aposentadoria. Além disso, ele falou sobre o planejamento de um título de renda fixa, para custeio de universidades.
Este é um novo recurso para os pais que planejam custear as despesas dos filhos durante o período de Ensino Superior e é mais uma modalidade da estratégia de aumentar o interesse por investimentos.
De acordo com Rogério Ceron, secretário do Tesouro, essa modalidade ainda está em estudo, mas se assemelha à modalidade recém-lançada, voltada para a aposentadoria.
O valor de investimento também é bem acessível, abrangendo um público maior e mais diverso, já que começa em torno de R$ 30. Já a conversão pode ser feita em 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065, por enquanto.
Os valores investidos serão atrelados à inflação, que fará a manutenção do poder de compra com o passar dos anos. Além disso, após quatro ou cinco anos é possível fazer o resgate de acordo com o investimento.
Outro compromisso que o Tesouro assume com a criação dessa modalidade é vinculado às questões ambientais, como disse Ceron: “Caso ela venha ocorrer este ano, tem um papel importante de sinalizar que o compromisso ambiental brasileiro está se tornando concreto”.
Para investir em um destes títulos, é preciso que o projeto esteja agregado a agricultura sustentável, transição energética ou a projetos verdes. Títulos com selo ESG (ambiente, social e governança) também foram anunciados em 2021, porém, não se tem uma previsão para que eles sejam criados.
Em 2021, também foram emitidos US$ 2,3 bilhões em títulos públicos externos, pelo governo brasileiro. Entretanto, no ano passado não foi feita nenhuma emissão.
O Renda+ tem sido um investimento muito inclusivo, que traz ao mundo do investimento uma população que antes não tinha oportunidade de investir, devido ao valor alto dos títulos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS