Mercado de Trabalho
Veja as condições que podem te fazer se aposentar antes do tempo
Existem algumas exceções quando falamos em tempo para aposentadoria. Confira aqui quais são elas.
A reforma da Previdência realizada no ano de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, trouxe burocracias a mais para um assunto que já estava tomado delas, que é a aposentadoria. Atrasando a idealização de muitos trabalhadores, as novas condições confundiram bastante esse público.
Dentre as mudanças, a principal delas, que trouxe mais questionamentos, foi em relação à idade mínima para poder se aposentar. Será que esta é a única forma de conseguir chegar ao tão esperado momento?
Antes da reforma aprovada em 2019, a aposentadoria era viável antes de completar a idade mínima, através do tempo de contribuição de trabalho do indivíduo. Porém, esta via foi retirada dificultando o processo.
Existem algumas exceções quando falamos em idade mínima para aposentadoria. Confira aqui quais são elas e veja se encaixa em alguma.
Motivos que permitem a aposentadoria antes da idade mínima necessária
A idade é apenas um dos fatores que permite o trabalhador se aposentar. Após a reforma, outras formas de se aposentar foram apresentadas. Veja a lista abaixo.
Por invalidez
Desta forma, o trabalhador precisa comprovar incapacidade para o trabalho, como alguma doença que o impossibilite de continuar ou algum acidente grave que também o paralise.
Por pontos
A regra dos pontos se caracteriza por acumular pontos somando o tempo trabalhado com a idade mínima. Em 2023, os homens precisam de 100 pontos com, no mínimo, 35 anos de contribuição e mulheres de 90 pontos com 30 anos de contribuição. Um homem pode se aposentar aos 60 anos se tiver 40 anos de contribuição, por exemplo.
Pelo pedágio de 50%
A reforma da Previdência trouxe esta nova possibilidade para se aposentar. O pedágio de 50% consiste em pagar em forma de trabalho 50% do tempo que restava para se aposentar antes da reforma entrar em vigor. Ou seja, se faltavam 2 anos para a aposentadoria, agora serão necessários 3 anos (2 anos + 1 ano do pedágio).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos