Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Veja as condições que podem te fazer se aposentar antes do tempo

Existem algumas exceções quando falamos em tempo para aposentadoria. Confira aqui quais são elas.

Publicado

em

A reforma da Previdência realizada no ano de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, trouxe burocracias a mais para um assunto que já estava tomado delas, que é a aposentadoria. Atrasando a idealização de muitos trabalhadores, as novas condições confundiram bastante esse público.

Dentre as mudanças, a principal delas, que trouxe mais questionamentos, foi em relação à idade mínima para poder se aposentar. Será que esta é a única forma de conseguir chegar ao tão esperado momento?

Antes da reforma aprovada em 2019, a aposentadoria era viável antes de completar a idade mínima, através do tempo de contribuição de trabalho do indivíduo. Porém, esta via foi retirada dificultando o processo.

Existem algumas exceções quando falamos em idade mínima para aposentadoria. Confira aqui quais são elas e veja se encaixa em alguma.

Pagamento extra para aposentados.

Foto: Shutterstock

Motivos que permitem a aposentadoria antes da idade mínima necessária

A idade é apenas um dos fatores que permite o trabalhador se aposentar. Após a reforma, outras formas de se aposentar foram apresentadas. Veja a lista abaixo.

Por invalidez

Desta forma, o trabalhador precisa comprovar incapacidade para o trabalho, como alguma doença que o impossibilite de continuar ou algum acidente grave que também o paralise.

Por pontos

A regra dos pontos se caracteriza por acumular pontos somando o tempo trabalhado com a idade mínima. Em 2023, os homens precisam de 100 pontos com, no mínimo, 35 anos de contribuição e mulheres de 90 pontos com 30 anos de contribuição. Um homem pode se aposentar aos 60 anos se tiver 40 anos de contribuição, por exemplo.

Pelo pedágio de 50%

A reforma da Previdência trouxe esta nova possibilidade para se aposentar. O pedágio de 50% consiste em pagar em forma de trabalho 50% do tempo que restava para se aposentar antes da reforma entrar em vigor. Ou seja, se faltavam 2 anos para a aposentadoria, agora serão necessários 3 anos (2 anos + 1 ano do pedágio).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS