Tecnologia
Nova tecnologia promete acabar de vez com nossa privacidade; saiba o que te espera no futuro
Ver através das paredes parece coisa de filme, mas está se tornando mais real do que podemos imaginar. Confira esta nova tecnologia.
Cada dia mais nossa privacidade é reduzida com novas tecnologias que surgem. A novidade do momento é que pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, desenvolveram uma forma de observar através das paredes. A descoberta promete tornar ainda mais difícil esconder segredos no futuro.
A partir de um roteador com Wi-Fi, os cientistas conseguiram observar formas tridimensionais e qualquer movimento do outro lado da parede. Os artigos resultantes do trabalho foram publicado no arXiv e qualquer um consegue ter acesso a eles.
A tecnologia utiliza um sistema de mapeamento de pixels no corpo humano chamado DensePose. É como se a parte externa da pessoa fosse capturada e mapeada. Além dos pesquisadores da universidade, funcionários do Facebook e pesquisadores de Londres também fizeram parte da descoberta.
Tecnologia desenvolvida
“De fato, a maioria das famílias nos países desenvolvidos já tem Wi-Fi em casa, e essa tecnologia pode ser dimensionada para monitorar o bem-estar das pessoas idosas ou apenas identificar comportamentos suspeitos na residência”, dizem os desenvolvedores da pesquisa.
A capacidade de identificar perfeitamente as formas e movimentos humanos se deu por conta de um mapeamento extenso de toda a área neural do ser humano.
Não é a primeira vez que pesquisadores tentam desenvolver esta ideia. Em 2013, um grupo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT-EUA) conseguiu chegar próximo ao resultado obtido recentemente, mas através de sinais de celulares. Já em 2018, outra equipe do MIT utilizou o sinal do Wi-Fi para os mesmos fins.
Os cientistas responsáveis por essa inovação dizem acreditar que o Wi-Fi pode substituir as câmeras RGB comuns futuramente. Mesmo não tendo uma visão perfeita e detalhada, é possível perceber as movimentações e formas que não estão dentro do campo visual, como uma espécie de mapa de calor.
Além disso, outro benefício é não ter problema com a quantidade de luz que permite ou não a visualização em determinados momentos. Assim, é possível a detectar exatamente o corpo humano.
Apesar do potencial de reduzir a privacidade, especialmente por não sabermos quando a tecnologia está sendo utilizada, ela também nos traz segurança. É o caso de quem vivem com crianças ou idosos em casa, pois é possível manter um controle preciso, mesmo que à distância.
Estamos cada vez mais próximos do futuro que imaginávamos vendo filmes e previsões.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp