Agronegócio
Conheça a flor de cor exótica que é cultivada desde o tempo dos astecas
A flor possui cor preta, rara em flores, é a preferida da personagem Wandinha. Conheça e encante-se por ela!
A flor dália negra faz parte da família Asteraceae que é a mesma da margarida e girassol. Seu gênero também possui flores nas cores rosa, vermelho e branco, muito usadas em ornamentações, mas esta é especial, pois possui uma cor que se remete ao preto, pouquíssimo visto na natureza.
Tem origem no México e é considerada a flor oficial do país. O professor do curso de jardinagem do SENAC, Hamilton Fonseca, explica que as folhas da Dália são compostas e têm coloração verde e arroxeada.
Apesar de parecer preto, não é! A cor da Dália Negra na verdade é um vinho muito escuro que, dependendo da luminosidade, pode aparentar ser preto. A flor dessa cor carrega significados como luto, amor, tristeza, nobreza e sobriedade.
Muito utilizada pelos astecas, essa flor tem propriedades medicinais para o tratamento de epilepsia. Além disso, por conta da espessura de seu caule, os astecas também os utilizavam como cano para passagem de água.
A história da Dália Negra
A dália negra nomeia uma trágica história que ocorreu nos Estados Unidos em 1947. Uma jovem mulher de 23 anos foi assassinada e o corpo foi encontrado em Los Angeles.
Inspirado no filme “Blue Dahlia” (1946), um repórter, na época, nomeou este caso que segue sendo um mistério até os dias de hoje.
Wandinha
A personagem Wanda Addams, da nova série da Netflix “Wandinha”, tem como principal característica o gosto pela cor preta. Wandinha possui um ar sombrio e todos seus objetos são desta mesma cor, então não poderia ser diferente que sua flor preferida fosse a dália negra, que tem tudo que a Wandinha gosta.
Onde encontrá-la e como cultivá-la
Hamilton Fonseca diz também que naturalmente essas flores são encontradas mais ao sul do país, onde o clima é tropical e subtropical. “As flores da dália são do tipo capítulo, apresentam vários formatos e surgem o ano inteiro, aguardadas no frio, pois precisam de cuidados nesta época”, diz o professor.
“São plantas de pleno sol e meia-sombra, podendo crescer até 1 m de altura”, explica o professor que também diz que na decoração a flor traz um ar elegante e charmoso para o ambiente. “Dentro de casa, deixe a planta somente em locais que incidam os raios solares diretamente”, reforça Hamilton.
Já em áreas externas, é importante deixá-las em locais de pleno sol. O cultivo desta planta inicia-se no outono, com a preparação do solo. A época fria auxilia o plantio dessa flor que, no inverno, precisa de muitos cuidados para não sofrer queimaduras com as baixas temperaturas, como indica a paisagista Cristiane Bilhar.
Cristiane alerta para cuidados com os animais, pois se trata de uma planta tóxica. ela destaca também a importância de posicionar a flor em um local em que ela possa receber pelo menos 8 horas de sol e dá dicas para o solo.
“Para cultivo direto na terra ou em um vaso, é importante a formação de um solo bem drenado, composto com substrato e areia. Para a floração, acrescente compostos orgânicos, ricos em partículas, como a torta de mamona. Além disso, adicione esterco de aves.”
Por fim, o professor Hamilton reforça sobre a irrigação da dália ser entre duas e três vezes ao dia. Linda flor, não?

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia14 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política17 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira